Notícias



Espaço do Trabalhador

Regulamentação da Lei das Domésticas só deverá acontecer em abril

Declaração foi dada via Twitter pelo relator da proposta em comissão mista e no Senado, Romero Jucá, na noite de ontem

26/03/2015 - 16h51min

Atualizada em: 26/03/2015 - 16h51min


Cena do documentário 'Doméstica' / Divulgação

Quem está esperando desde abril de 2013 pela regulamentação da Lei das Domésticas vai ter de aguardar mais um pouco. Mesmo o Senado tendo recebido no dia 18 de março, ou seja, há mais de uma semana, o projeto de lei complementar aprovado pela Câmara dos Deputados, a avaliação pela Casa está prevista para acontecer somente no mês que vem.

Leia mais notícias sobre o mercado de trabalho

A declaração é do relator da proposta em comissão mista e no Senado, senador Romero Jucá. Em seu Twitter, na noite de quarta-feira, ele afirma:

- Vamos votar em abril o projeto de lei que regulamenta os direitos do trabalhador doméstico.

E emenda:

- Vou analisar o texto vindo da Câmara dos Deputados, mas quero deixar bem claro que não vou aumentar qualquer encargo trabalhador/empregado.

O texto aprovado pelos deputados por 319 votos a favor e 2 contra organiza como vão funcionar os direitos e deveres do empregado doméstico. Eles foram estabelecidos pela Emenda Constitucional 72, aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional.

Leia mais: Câmara aprova regulamentação da Lei das Domésticas, mas ainda existem pendências

Entre os direitos estão, por exemplo, o seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de horas extras, adicional noturno, seguro contra acidente de trabalho e jornada diária de 8 horas.

O texto voltou ao Senado, onde foi elaborado originalmente, para nova apreciação porque foi modificado na Câmara. Agora, após aprovado pelo Senado, o projeto será encaminhado à sanção presidencial para, enfim, entrar em vigor - dois anos depois de a categoria dos domésticos ter tido aprovada uma lei que os coloca em par de igualdade com os demais trabalhadores brasileiros.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias