Notícias



Em greve

Técnicos do BC protestam durante comemoração de 50 anos da instituição

Enquanto Tombini discursava, funcionários em greve ficaram de pé e de costas por alguns instantes

30/03/2015 - 14h12min

Atualizada em: 30/03/2015 - 14h12min


Técnicos do Banco Central (BC) protestaram, nesta segunda-feira, durante a cerimônia de comemoração dos 50 anos da instituição. A solenidade reuniu o presidente do BC, Alexandre Tombini, a diretoria do banco, ex-presidentes e ex-diretores. Enquanto Tombini discursava, os técnicos em greve ficaram de pé e de costas por alguns instantes. Depois, deixaram o auditório onde ocorria o evento.

Quando os técnicos se levantaram, quem estava sentado atrás foi obrigado a ficar de pé para continuar acompanhando a cerimônia. O evento comemorativo foi fechado à imprensa e aberto a todos os servidores da instituição.

Banco Central lançará moeda de R$ 1 para comemorar 50 anos
Leia as últimas notícias do dia

A Agência Brasil teve acesso a um vídeo do protesto gravado por um dos participantes. Os técnicos do BC reivindicam cumprimento de acordos de reestruturação da carreira firmados, segundo eles, em 2005, 2008 e 2012.

Os servidores pedem a modernização da carreira de especialista, incluindo os cargos de analista e técnico. Os técnicos exercem atividades complexas e o cargo deveria ter exigência de nível superior. Eles pedem também a criação de mais postos, alegando que há desequilíbrio de quantitativo em relação aos analistas.

Segundo o Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (Sintbacen), atualmente são 3.863 analistas e 539 técnicos em atividade.

Inflação em 2015 salta para 8,12% de acordo com pesquisa Focus

A paralisação deve durar até o feriado de sexta-feira. De acordo com o sindicato, alguns técnicos trabalham em esquema de plantão. Por isso, a paralisação afetará atividades internas na data. Para quinta-feira, está prevista uma assembleia para decidir os rumos do movimento.

Procurada, a assessoria de comunicação do Banco Central disse que não se manifestaria sobre a paralisação dos técnicos.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias