Notícias



Educação

Adolescente envolvida em projeto ambiental representará bairro de São Leo nos Estados Unidos

Ana Carolina de Azevedo, do Bairro Santa Marta, viaja para Michigan no próximo dia 22

18/04/2015 - 07h03min

Atualizada em: 18/04/2015 - 07h03min


Félix Zucco / Agencia RBS
A determinação de Ana Carolina a levará a Michigan

Nem no maior sonho de Ana Carolina de Azevedo, do Bairro Santa Marta, em São Leopoldo, ela imaginaria que o seu aniversário de 15 anos seria comemorado nas nuvens, e por um bom motivo.

No próximo dia 22, data da festa, a estudante do primeiro ano do Ensino Médio e duas professoras desembarcarão nos Estados Unidos para representar um projeto de educação ambiental que uniu uma comunidade antes reconhecida apenas como região violenta da cidade.

Ana Carolina faz parte da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), criada em 2013 pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta para discutir problemas e soluções relacionados à área de meio ambiente.

- O projeto começou em sala de aula, por mérito da professora de Educação Ambiental Sandra Grohe - recorda a diretora Márcia Daiana Kehl. 

A violência e a pobreza sempre estiveram presentes na vida da estudante. Aos cinco anos, presenciou um assassinato na rua onde mora. Em seguida, perdeu um amigo assassinado. Depois, teve dois parentes próximos presos por assalto.

- Eu era uma menina tímida e triste. Na quarta série, a professora passou a me incentivar a me expressar pela fala. Transformei minha revolta em mobilização - conta, hoje, faceira.

Determinação

Nas tarefas do projeto, como visitas aos moradores e saídas para identificação dos pontos com mais lixo no bairro, Ana Carolina destacou-se pelo desempenho nas tarefas e pela determinação em aprender cada vez mais sobre meio ambiente.

Em 2013, foi escolhida principal representante da escola para apresentar o projeto na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A prefeitura, então, abraçou a causa e passou a apoiar a metodologia da escola.

Presente de 15 anos: representar a comunidade

No Mestrado em Educação, Sandra pesquisou o projeto que ajudou a desenvolver e obteve o apoio da professora Isabel Moura Carvalho, do Curso de Pós-Graduação em Educação da Pucrs. Foi ela quem apresentou o trabalho para a Universidade de Michigan.

Os mestrandos norte-americanos do curso de Urbanismo Ambiental se interessaram pelo Com-Vida e vieram em março conhecer a experiência. 

Convidadas pela universidade norte-americana, Ana Carolina, Sandra e a diretora irão ao Estados Unidos receber o planejamento criado pelos estudantes para o projeto delas.

- Meu maior presente de 15 anos será representar a minha comunidade em outro país. Sempre quis mudar a realidade: comecei pela escola - garante Ana, que no futuro pretende cursar Direito e tornar-se delegada.

As conquistas do projeto

- Identificação de pontos de descarte irregular de lixo no bairro, posteriormente repassados à prefeitura.
- Construção de duas lixeiras na comunidade, instaladas nos pontos de descarte.
- Caminhada por um bairro mais limpo, com moradores e estudantes.
- Construção de 20 composteiras caseiras na comunidade.
- Oficina para a comunidade sobre a utilização do composto.
- Construção de lixeiras na escola.
- Com um prêmio de R$ 10 mil recebido pelo projeto em um concurso privado, a escola comprará câmeras fotográficas e outros equipamentos para utilização dos estudantes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias