Notícias



Opinião

Antônio Carlos Macedo: recolhimento do lixo na madrugada vai atrapalhar o sono dos porto-alegrenses

Colunista do Diário Gaúcho comenta a proposta do vereador Cláudio Janta, que quer mudar o horário da coleta do lixo na Capital

18/04/2015 - 06h41min

Atualizada em: 18/04/2015 - 06h41min


Roberto Azevedo / Divulgação

Projeto que tramita na Câmara de Porto Alegre pretende mudar os horários da coleta de lixo. Pela proposta do vereador Cláudio Janta, do Solidariedade, o serviço nas vias de grande circulação de carros será executado apenas no período das 20h às 7h. O objetivo é desafogar o trânsito, evitando a lentidão provocada pela passagem dos caminhões do lixo.

O transtorno citado por Janta realmente existe. Como o recolhimento dos detritos implica sucessivas paradas, muitos condutores ficam retidos pelos veículos encarregados do trabalho. Só que o vereador pretende solucionar o problema às custas do sono da população, pois a coleta é barulhenta também. Não apenas os caminhões. Os garis igualmente. Sua comunicação com os motoristas é feita na base do grito. Essa zoeira, percebida em qualquer horário, ficará insuportável no silêncio da noite. Ninguém vai conseguir dormir direito nas áreas onde o serviço varar as madrugadas, como deseja Cláudio Janta.

Leia outras colunas de Antônio Carlos Macedo

Do ponto de vista meramente operacional, até o DMLU e a empresa concessionária dão preferência à coleta noturna. Com as ruas vazias, podem realizá-la com mais agilidade e rapidez. A tabela atual, que restringe o recolhimento depois da meia-noite, só existe em respeito ao descanso dos trabalhadores e de suas famílias. Que o vereador leve isso em conta e recue da proposta, na certeza de que até o motorista favorecido pelo projeto não gostará de ser acordado pelo lixeiro no meio da noite.

Ruim de Matemática

Pessoal, errei nas contas do número de colunas assinadas no Diário Gaúcho. Em 15 anos, foram "apenas" 4.320 comentários. É bastante, mas bem menos do que o cálculo publicado ontem. Sempre fui ruim de Matemática. Não foi por acaso que enveredei pelas Ciências Humanas e parei no Jornalismo.

Leia outras notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias