Notícias



Tragédia

Após terremoto, tremor secundário de magnitude 6,7 atinge o Nepal

Abalo foi menos intenso do que o registrado no sábado, que deixou milhares de vítimas

26/04/2015 - 09h52min

Atualizada em: 26/04/2015 - 09h52min


FOTOS: prédios e templos são destruídos pela natureza no Nepal

Prakash Mathema / AFP

Um tremor secundário de magnitude 6,7 atingiu neste domingo o Nepal, segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS). O epicentro do novo abalo foi registrado a nordeste da capital Katmandu, perto da fronteira com a China, a uma profundidade de 10 quilômetros.

Esta réplica do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado, além de países vizinhos, também foi sentida no Everest, onde provocou novas avalanches. No sábado, um deslizamento de neve deixou pelo menos 17 montanhistas mortos.

- Acabamos de registrar o tremor secundário mais forte até agora aqui no acampamento base do Everest - afirmou, via Twitter, o alpinista Jim Davidson.

"Fui o último a sair e loja quase me engoliu", diz turista brasileiro
Terremoto atinge o Nepal e deixa milhares de mortos

Não foram divulgadas informações sobre eventuais novas vítimas provocadas pelo tremor secundário. Espera-se que outros abalos secundários possam ocorrer durante os próximos meses.

Índia, China e os Estados Unidos, entre outros países, anunciaram o envio de equipes e ajuda humanitária para auxiliar no socorro às vítimas do terremoto.

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Nepal por volta do meio-dia de sábado no horário local (pouco depois das 3h no horário de Brasília) e provocou mais de 2,2 mil mortes, segundo relatórios preliminares das autoridades divulgados no começo da manhã de domingo. O número é parcial, já que equipes de resgate continuavam trabalhando entre os destroços deixados pelo pior tremor registrado em oito décadas no país.

O abalo foi sentido no Himalaia, onde provocou avalanches que mataram montanhistas, e em países próximos como Índia e China - onde também provocou mortes. Casas e construções históricas foram destruídas pela violência do terremoto. A torre de Dharara, construída em 1832 na capital nepalesa, Katmandu, não resistiu e desabou.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias