Notícias



Trabalho

Cai número de empregadas domésticas na Região Metropolitana

Em um ano, o número de trabalhadores da categoria diminuiu 4,7%

27/04/2015 - 22h32min

Atualizada em: 27/04/2015 - 22h32min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Câmara conclui votação de projeto que regulamenta PEC das Domésticas

Adriana Franciosi / Agencia RBS
Rendimento médio real por hora das empregadas domésticas elevou-se em 4,8%

No Dia do Empregado Doméstico, lembrado nesta segunda-feira, há menos representantes da categoria para celebrar na Região Metropolitana. De acordo com pesquisa anual realizada por Fundação de Economia e Estatística (FEE), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em 2014 diminuiu o número de domésticas na Capital e cidades que a cercam, uma tendência que vem sendo observada desde 2008. O informe foi divulgado na última semana.

Em comparação ao ano anterior, havia 4 mil pessoas a menos ocupando a função, o que representa uma redução de 4,7% no emprego doméstico feminino. A pesquisadora do Dieese, Virgínia Donoso, acredita que haja ligação com as baixas taxas gerais de desemprego na região: aumentando as oportunidades de emprego, mais trabalhadores domésticos buscariam outras ocupações.

Leia as últimas notícias de ZH

A pesquisa também indicou que o rendimento médio real por hora das empregadas domésticas elevou-se em 4,8%. Em 2013, era R$ 6,22 por hora, e em 2014, passou a R$ 6,52 por hora.

- Quem puxou para cima este índice foi o emprego doméstico com carteira assinada, que teve incremento de 8,3% da remuneração, isso provavelmente impactado por piso regional e salário mínimo nacional - destaca Virgínia.

A pesquisadora explica que ainda é muito cedo para analisar as mudanças acarretadas pela PEC das Domésticas nas estatísticas da categoria, mas aponta um dado em que a legislação pode ter impactado: em 2012, 35% de trabalhadoras exerciam jornadas acima de 44 horas semanais. Depois que a PEC foi instituída, esse número caiu pra 25.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias