Notícias



Calbuco

Cinzas de vulcão chileno já chegaram ao sul do Estado

Imagens de satélite mostram que resquícios do Calbuco estão sobre as cidades de Chuí e Bagé

24/04/2015 - 16h58min

Atualizada em: 24/04/2015 - 16h58min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Reprodução / Climatempo
Coloração amarela, no mapa, representa localização das cinzas vulcânicas

Imagens de satélite analisadas pela Climatempo mostram que as cinzas expelidas pelo vulcão Calbuco, que entrou em erupção no Chile na última quarta-feira depois de 54 anos, já chegaram ao Rio Grande do Sul. Trazidas por ventos, elas foram vistas, pelas 15h, sobre o Chuí, no Sul, e Bagé, na Campanha.

Nas próximas horas, as cinzas devem se espalhar para mais cidades. No entanto, segundo o meteorologista Vitor Kratz, da Climatempo, elas devem se concentrar na parte sul do Estado e se dispersar na média e alta atmosfera. No entanto, não deve haver riscos e os efeitos percebidos devem ser apenas um tom mais acinzentado do céu.

- Deveremos ter essas cinzas só em altitude deixando o céu mais nublado como se tivéssemos nuvens altas - aponta o meteorologista Leandro Puchalski.

"Irmão" de vulcão que atingiu o Chile em 2011, Calbuco deve ser menos intenso

Na manhã desta sexta-feira, os aeroportos de Bariloche e Neuquen tinham visibilidade restrita. Voos entre o Chile e a Argentina começaram a ser cancelados. Se as cinzas chegarem a Porto Alegre, aeronaves não poderão decolar ou aterrissar no Salgado Filho até que elas sejam dissipadas. Além de problemas visuais, as cinzas também prejudicam os motores das aeronaves.

A Infraero recomenda que, quem tiver voo saindo da Capital nas próximas horas e amanhã, ligue para a companhia aéra para saber se há cancelamento ou atraso.

Veja imagens das cinzas no RS:

No Chile, uma capa de cinzas de 40 centímetros cobre a cidade de Ensenada, a mais próxima ao Calbuco. Mais de 4,4 mil pessoas foram evacuadas. Além de Buenos Aires, o fenômeno deve afetar outras quatro províncias argentinas. Os sistemas geológicos só conseguem detectar a chegada das cinzas poucas horas antes, pois a densidade e direção delas, somadas à intensidade dos ventos em diferentes alturas, mudam as rotas constantemente.

Veja fotos impressionantes da erupção

Em Bariloche, San Martín de los Andes, La Angostura e Neuquén, todas cidades argentinas, os voos, aulas e atividades administrativas estão suspensas. A Rota 40 está intransitável e a Rota 237 foi interrompida na altura de Piedra del Aguila. As fronteiras também tiveram de ser fechadas. Hospitais locais só funcionam em casos de emergência.

As autoridades uruguaias também estão preocupadas, já que estações meteorológicas brasileiras alertam que o país deve ser afetado a partir de sábado.

Vulcão acorda após 54 anos

O vulcão Calbuco registrou duas violentas e surpreendentes erupções nas últimas horas, após meio século de inatividade, o que obrigou a retirada de quase 5 mil pessoas e deixou regiões turísticas do sul do Chile e da Argentina em suspense pelo alcance das cinzas.

Depois de permanecer inativo por 54 anos, o vulcão expeliu gigantescas colunas de gases e material incandescente, que provocaram espanto nas cidades de Puerto Montt, Puerto Varas e localidades próximas, 1.300 km ao sul de Santiago.

A área afetada recebe muitos turistas de todo o mundo graças seus lagos, rios e abundante vegetação, cercada por vulcões.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias