Notícias



Está estressado?

Conheça os benefícios da dança: é bom para a cabeça e para o corpo!

Professora explica tudo de bom que acontece com quem risca o chão do salão

16/04/2015 - 14h58min

Atualizada em: 16/04/2015 - 14h58min


Rosângela Monteiro
Enviar E-mail
TV Globo / Divulgação
Paloma é fã!

Quem dança seus males espanta. É o que diz o ditado popular e quem escolhe este exercício para manter a forma!

Segunda colocada na última edição da Dança Dos Famosos, do Domingão do Faustão, Paloma Bernardi amou a experiência.

- Consciência corporal é bom para tudo, o corpo fala e, se a gente o mantém ativo, ele vai responder em questões de saúde, autoestima, sensualidade... Dançar traz muitos benefícios, por que não aplicá-los também na vida íntima? - disse Paloma na época.

Por que não começar logo de uma vez? O Diário Gaúcho conversou com a professora de dança Savana de Morais, da Cia. de Dança Oito Tempos, no Bairro Menino Deus. Ela lista uma série de benefícios para você também entrar na dança e espantar os males para outro lugar. Confira!

Melhora a flexibilidade
Pelos movimentos da dança, é possível reconhecer como é o funcionamento das articulações, auxiliando no ganho de flexibilidade.

Melhora a postura
Com a dança, a consciência corporal em relação à gravidade proporciona efetiva melhora para a postura. Em relação à coluna, a cervical, torácica e lombar são as maiores beneficiadas pelos movimentos da dança.

Coordenação motora
Ao trabalhar braços e pernas simultaneamente, ocorre um importante ganho motor.

Estímulo da memória
Ao dançar, são ativadas diferentes áreas do cérebro, fazendo com que, obrigatoriamente, a memória seja estimulada constantemente. Isso acontece graças à musicalidade e ao próprio movimento.

Queima calórica, tônus muscular e melhora cardiorrespiratória
A ativação sanguínea, graças aos movimentos corporais, resultam em um gasto energético importante para a perda de peso e queima calórica, elevando a capacidade cardiorrespiratoria. Tudo isso possibilita um ganho muscular de até 3%.

Autoestima, diminuição da ansiedade e socialização
A dança proporciona o autoconhecimento corporal, facilitando a expressão das emoções e aliviando tensões do dia a dia. Tudo isso diminui a ansiedade!
A cada passo que se aprende com a dança, a confiança cresce e sua autoimagem também, fazendo com que a autoestima seja elevada. Por ser uma forma de expressão, a dança auxilia no desenvolvimento de diversos sentimentos e o convívio em grupo, resultando em novas amizades e, assim, contribuindo muito para a socialização.

Leia outras notícias sobre Sua Saúde


MAIS SOBRE

Últimas Notícias