Notícias



Tornado em SC

Depois de passar o domingo em Porto Alegre, Dilma segue para Santa Catarina

Presidente vai sobrevoar os dois municípios catarinenses atingidos por um tornado há uma semana

27/04/2015 - 08h12min

Atualizada em: 27/04/2015 - 08h12min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Dilma embarcou no avião presidencial no Salgado Filho na manhã desta segunda-feira

Depois de passar o domingo em Porto Alegre com a família, a presidente Dilma Rousseff parte, na manhã desta segunda-feira, para os municípios catarinenses de Xanxerê e Ponte Serrada, atingidos por um tornado há uma semana. A visita tem como objetivo intensificar o apoio dado pelo governo federal às famílias afetadas.

Segundo a assessoria de comunicação do Planalto, a presidente não cumpriu nenhuma agenda oficial durante o domingo. Dilma passou a noite no Hotel Deville, na zona norte da Capital, e seguiu, discretamente, sem uso de batedores, para o aeroporto Salgado Filho no início da manhã desta segunda. Do terminal 2, ela vai a bordo do avião presidencial para Santa Catarina.

Leia todas as últimas notícias do dia

No Estado vizinho, a presidente vai sobrevoar os dois municípios devastados pelo tornado ao lado do governador Raimundo Colombo. Após, em encontro com os prefeitos das cidades, a expectativa é que, entre outras medidas, Dilma anuncie a liberação de recursos para ações de restabelecimento nos dois municípios atingidos. Os valores serão destinados, sobretudo, à reconstrução de telhados, que tenham sido destruídos total ou parcialmente com o desastre.

Nesta segunda-feira, o governo federal publicou uma portaria em que autoriza a liberação de R$ 2,8 milhões para duas cidades catarinenses. Os recursos são para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais em Ponte Serrada e Xanxerê. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Após a visita à Santa Catarina, Dilma Rousseff retorna ainda hoje a Brasília. Às 17h, a presidente coordena a reunião de coordenação política no Palácio do Planalto.

Leia as últimas notícias sobre Política

Tornado devastador

A passagem do tornado pela região deixou 120 pessoas feridas - três em estado grave - e matou duas pessoas, segundo dados da Defesa Civil. Além disso, mais de 3 mil famílias tiveram suas casas danificadas nos dois municípios, que também sofreram com falta de água e luz. Só em Xanxerê, cerca de 30% do perímetro urbano foi atingido.

Desde a última terça-feira, 200 homens do Exército foram enviados pelo Governo Federal para ajudar na desobstrução de vias e na retirada dos escombros, além de auxiliarem na distribuição de alimentos, água, materiais de higiene pessoal e kits dormitório para a população.

Além disso, na última semana, o governo federal também anunciou a liberação do FGTS para que as famílias vítimas do tornado possam reconstruir suas casas. Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa é que, aproximadamente, 3 mil pessoas sejam beneficiadas com a liberação do Fundo de Garantia nos dois municípios.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias