Notícias



‪#‎vempromate

Desafio propõe fazer a maior roda virtual de chimarrão do mundo

Iniciativa convida internautas a publicarem foto tomando chimarrão e a desafiarem mais três amigos a fazer o mesmo

21/04/2015 - 17h29min

Atualizada em: 21/04/2015 - 17h29min


Tadeu Vilani / Agencia RBS

Foi dada a largada, nesta terça-feira, ao desafio virtual Vem pro Mate. Criada por entidades tradicionalistas, a proposta convida internautas a publicarem uma foto tomando chimarrão e a desafiarem mais três amigos a fazerem o mesmo - e, assim, sucessivamente. O objetivo é realizar a maior roda virtual de chimarrão do mundo.

O desafio, que tem como tema a paz mundial, vai até sexta-feira, dia 24, quando é comemorado o Dia do Chimarrão. Além de desafiar amigos (quantas vezes quiser), a proposta pede que os participantes usem as hashtags #vempromate e #pelapazmundial junto das fotografias nas redes sociais.

Veja um exemplo de publicação:

Posted by João Batista D. Genro on Terça, 21 de abril de 2015

A maior rede de Chimarrão virtual do mundo...Gostei da ideia do MTG e desafio todos os meus amigos a postarem fotos do...

Na sexta-feira, o desafio sai da internet e propõe interação pessoal. Às 20h, os organizadores sugerem que as pessoas se reúnam para tomar um chimarrão e compartilhem o poema Pela paz mundial, de Wilson Tubino (leia no fim da reportagem).

A iniciativa é do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Estância da Poesia Crioula, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Comissão Gaúcha de Folclore e Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires.

O Dia do Chimarrão foi instituído pela Lei Estadual 11.929, de junho de 2003. O dia 24 de abril foi escolhido por ser aniversário do primeiro Centro de Tradições Gaúchas fundado, o 35 CTG.

Leia as últimas notícias do dia

Pela Paz Mundial, de Wilson Tubino

Chimarrão, seiva bendita
Sumo santo dos ervais
Misteriosa pajelança
Dos Guaranis Ancestrais

Medicina curandeira
Dos males do coração
Força atávica e invisível
Da fraterna comunhão

No silêncio dos teus mates
Sagrada e pura infusão
Sobe aos céus a mais perfeita
E a mais sublime oração

Ligando o homem da terra
Ao deus Tupã nas alturas
Paz trazendo aos corações
E harmonia às criaturas

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias