Economia



Ação no RS e em SC

Empresários do setor de bebidas que sonegavam impostos são alvo de operação

Empresa investigada soma R$ 3,5 milhões em autuações pelo Fisco gaúcho

25/04/2015 - 11h26min

Atualizada em: 25/04/2015 - 11h26min


Paulo Rocha
Paulo Rocha
Enviar E-mail

Leia as últimas notícias

Receita Estadual / Divulgação
Mandado de busca e apreensão foi cumprido neste sábado no litoral gaúcho

A Receita gaúcha e o Grupo de Autuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Santa Catarina realizam operação conjunta neste sábado para desmantelar um grupo responsável por sonegação fiscal no ramo de bebidas. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no litoral norte do Rio Grande do Sul. Também são cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em cidades catarinenses. As informações são da Rádio Gaúcha.

A empresa, sediada em Santa Catarina, fabrica e distribui energéticos e bebidas destiladas a vários Estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, uma distribuidora ligada ao grupo já soma R$ 3,5 milhões em autuações desde 2012 por multas e sonegação de ICMS.

Segundo a Receita, os produtos eram distribuídos sem notas fiscais ou com valores declarados bem abaixo do mercado. O esquema envolvia também a utilização de empresas de fachada.

- O objetivo é tirar a empresa do mercado, não deixá-la operar em função dessas operações fraudulentas. Isso desequilibra o mercado - diz o chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual, Edison Moro Franchi.

As informações referentes às autuações foram repassadas às autoridades de Santa Catarina em 2012. A partir daí, orgãos dos dois Estados passaram a trabalhar conjuntamente no caso. A investigação aponta a aquisição de patrimônio de luxo, entre eles veículos importados em nome de uma empresa inexistente, imóveis e embarcações.

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias