Notícias



Tragédia nos Alpes

Encontrado vídeo com registro da queda do avião da Germanwings, dizem revista francesa e jornal alemão

Imagens não foram divulgadas, mas publicações descreveram o conteúdo

01/04/2015 - 05h15min

Atualizada em: 01/04/2015 - 05h15min



Veja a rota que fazia o avião e onde aconteceu o acidente:

Entenda como funciona o sistema de segurança da cabine da aeronave:
 

1 / GRIPMEDIA
Aeronave caiu nos alpes franceses no dia 24 de março com 150 pessoas a bordo

A revista francesa Paris Match e o jornal alemão Bild divulgaram, na terça-feira, a informação de que foi encontrado um vídeo que registrou os últimos momentos da queda do Airbus A320 da Germanwings. As imagens não foram divulgadas, mas as publicações transcreveram o conteúdo. O avião caiu nos alpes franceses no dia 24 de março com 150 pessoas a bordo.

O aparelho foi encontrado por uma fonte próxima da investigação. Conforme a Paris Match, há registros de gritos de "Meu Deus" em diferentes idiomas. Também é possível ouvir, em três ocasiões, golpes metálicos contra a porta da cabine. Os gritos dos passageiros se intensificam com uma sacudida mais forte do avião e logo depois não se ouve mais nada.

O avião decola às de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha. Às 10h10min, o comandante diz ao piloto Andreas Lubitz que não teve tempo de ir ao banheiro antes da aeronave decolar e o copiloto diz para o comandante ir quando quisser. Às 10h27min, o piloto solicita que Lubitz verifique se o avião já pode ser colocado no modo de aterrissagem. Lubitz então diz que o piloto pode ir ao banheiro naquele momento:

- Pode ir. Pode ir agora.

Em seguida, um minuto depois, se ouve barulho do piloto tirando o cinto de segurança, a porta se abrindo e o comandante dizendo a Lubitz que ele controlaria o avião naquele momento.

Às 10h30min, ouve-se Lubitz programar manualmente a velocidade de descida da aeronave. Três minutos depois, a descida começa: o avião perde 3 mil pés (900 metros) de altitude por minuto. O controle aéreo tenta contatar o avião em várias ocasiões, mas Lubitz não responde.

Às 10h33min, o comandante tenta abrir a porta da cabine, dizendo "Sou eu" e "Pelo amor de Deus, abra esta porta!". Um minuto depois, soa o primeiro alarme sonoro e visual. Neste momento, segundo a revista, ouvem-se os primeiros passageiros assustados nos acentos. Às 10h35min, o comandante tenta abrir a porta utilizando um pé de cabra.

O segundo alarme soa às 10h37min, com os dizeres "Terrain, pull up!" (terra, levante!, na tradução), Lubitz não reage e o comandante grita para que a porta seja aberta.

Às 10h40min, a asa direita colide contra a montanha e se ouvem os sons dos alarmes e dos gritos dos passageiros. Um minuto depois, o avião se choca contra o paredão.

Na terça-feira, a retirada dos corpos no local da queda foi encerrada. A Lufthansa, empresa da qual a Germanwings é filial, cancelou a festa de 60 anos por causa do desastre aéreo. O copiloto Andreas Lubitz é apontado como o causador da queda do avião e sofria de depressão

 

O que sugere e o que afasta a hipótese de terrorismo
Companhias começam a mudar seus procedimentos de cabine
Leia as últimas notícias sobre o acidente na França

Editor de mundo de ZH comenta as declarações de promotor francês:
 




Confira os procedimentos de segurança da cabine do Airbus:



Veja imagens do acidente que matou 150 pessoas na França:



*Zero Hora, com agências


MAIS SOBRE

Últimas Notícias