Notícias



São Luiz Gonzaga

Mais de 20 soldados sofrem intoxicação alimentar em treinamento no RS

Militares foram levados ao hospital após ingerir um tubérculo e 14 deles permaneciam internados nesta quarta-feira

29/04/2015 - 07h03min

Atualizada em: 29/04/2015 - 07h03min


Soldados do Exército que participavam de um treinamento em São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado, sofreram uma intoxicação alimentar. O 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) confirmou que 24 militares foram encaminhados ao hospital após ingerir uma raiz na terça-feira.

Segundo nota enviada pela corporação, os soldados "tiveram uma reação alérgica de alta intensidade após consumo de um tubérculo". O alimento teria sido fornecido por um militar mais antigo. O suspeito está detido no regimento para que o caso seja investigado.

À Rádio Missioneira, o comandante do 4° RCB, tenente-coronel Marcelo Milward, disse que "foi um ato inconsequente, porém, sem má intenção".

Leia as últimas notícias do dia

De acordo com o Hospital São Luiz Gonzaga, no início da manhã desta quarta-feira, 14 militares permaneciam internados em observação e aguardavam para fazer novos exames. Os outros 10 foram encaminhados para a enfermaria do Exército.

A principal reação apresentada por eles é chamada de edema de glote, que causa inchaço na língua. No entanto, todos eles conversam e não correm risco de vida, ainda conforme o hospital.

Confirma a íntegra da nota:

O 4º Regimento de Cavalaria Blindado informa que, no dia 28 de abril (terça-feira), por volta das 14h30min, durante o acampamento do Período de Instrução Individual Básica, 24 (vinte e quatro) soldados incorporados no corrente ano tiveram uma reação alérgica de alta intensidade após consumo de um tubérculo em umas das 08 (oito) oficinas que estão realizando nesta semana.

Os militares foram, prontamente, encaminhados pela ambulância UTI do Regimento ao Hospital de São Luiz Gonzaga, juntamente com 02 (duas) equipes de saúde da Unidade, onde foram tratados pelos médicos e enfermeiros daquele hospital e da Unidade.A atividade acontece anualmente, estende-se de 27 a 30 de abril, e compõe-se de instruções práticas diversas que visam desenvolver atributos da área afetiva, como coragem, espírito de corpo, camaradagem e rusticidade, além do conhecimento de técnicas de tiro, orientação, rapel e progressões diurnas e noturnas.

Em virtude da gravidade do acontecimento, o Comando do 4º RCB determinou que fosse instaurado um procedimento administrativo para apuração do fato que, diante do histórico da Unidade Militar, trata-se de um caso isolado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias