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Porto Alegre

Procon App contabiliza 41% dos atendimentos pela internet

Aplicativo possibilita ao cidadão reclamar, a qualquer momento e em qualquer lugar

16/04/2015 - 19h26min

Atualizada em: 16/04/2015 - 19h26min


Em um mês de funcionamento, das 1.531 reclamações protocoladas no Atendimento Eletrônico do Procon Porto Alegre 41% chegaram por meio do novo aplicativo para celulares do órgão, lançado em 16 de março.

O software agiliza a realização de denúncias e reclamações e é uma iniciativa do Procon Municipal, do POADigital e da Procempa. O aplicativo possibilita ao cidadão reclamar, a qualquer momento e em qualquer lugar, e pode ser baixado a partir de iPhones, iPads e aparelhos com o sistema Android.

- O app também permite orientar a equipe de fiscalização do Procon na apuração das denúncias, agilizando o trabalho do órgão - ressalta o diretor-executivo do órgão, Cauê Vieira. Entre os assuntos mais reclamados por meio do aplicativo do Procon estão: telefonia; TV por assinatura e produtos em geral.

O aplicativo permite, além da realização de denúncias, a visualização do ranking de empresas mais reclamadas, localização da Unidade Móvel do Procon, acesso a dicas e dúvidas do consumidor e o endereço de contato com o órgão.

Passo a passo da denúncia

Para fazer a denúncia, o consumidor deverá baixar gratuitamente o aplicativo "Procon Porto Alegre" para o sistema Android ou IOS no celular ou tablet. Após o download, ele deverá preencher um formulário em três passos, possibilitando anexar imagens e emitir a mensagem mediante a validação do CPF.

Para possibilitar a rapidez no atendimento, o Procon orienta os consumidores a preencher suas reclamações contendo os elementos necessários para a correta averiguação do caso, como por exemplo, data da compra do produto, estabelecimento envolvido, número de protocolo administrativo, nota fiscal, entre outros documentos necessários para se fazer a mediação frente ao fornecedor. Depois da mensagem enviada com sucesso, o Procon entrará em contato com o consumidor no prazo de até dez dias.

Atendimento presencial

O Procon Porto Alegre presta atendimento na sede da rua dos Andradas, 686, das 10h às 16h. O telefone para informações é o 3289-1774. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). 

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