Polêmica
Redução de vagas no centro de Porto Alegre é caminho sem volta, diz secretário
Para Vanderlei Cappellari, medida pode ajudar a melhorar o trânsito na região
Apesar da reclamação constante dos motoristas, não existe nenhum plano para a criação de novas vagas de estacionamento no Centro Histórico de Porto Alegre. Na avaliação do diretor-presidente da EPTC e secretário municipal de Mobilidade, Vanderlei Cappellari, a redução de espaços para carros é um "caminho sem volta" que pode ajudar a melhorar o trânsito na região.
- Um número menor de vagas aliado ao alto preço dos estacionamentos privados vai reduzir naturalmente o automóvel nessa área. Temos fartura de opções de transporte público para o centro, então esperamos que mais gente mude para uma das alternativas - disse Cappellari.
Para João Fortini Albano, especialista em trânsito e professor da UFRGS, restringir vagas é ferramenta importante para melhorar a mobilidade urbana. Ele afirma que cidades como Pequim, na China, dificultaram o acesso de motoristas a áreas centrais e viram uma melhora no trânsito e nos índices de poluição.
- Todas as grandes cidades estão restringindo vagas em áreas centrais. A medida gera reclamações, mas que pode fazer parte das pessoas migrar para o transporte público. Outros remédios, como rodízio de veículos e pedágio urbano, são ainda mais amargos - afirmou.
O engenheiro e consultor de trânsito Walter Kauffmann Neto acha que Porto Alegre precisa de um planejamento urbano que melhore o fluxo de veículos ao mesmo tempo em que abre opções de mobilidade com o transporte público. Entre as medidas que ele considera prioritárias está a melhor integração dos sistemas de transporte público, a construção de um anel viário em torno do centro e a retirada de sinaleiras em vias troncais da zona central:
- Não é preciso fazer nada muito drástico, mas inteligente. Porto Alegre não é tão grande para ter o caos que presenciamos hoje.