Notícias



Espaço do Trabalhador

Semana do Microempreendedor Individual terá capacitações gratuitas no Estado

Unidades do Sebrae estarão mobilizadas em abril para auxiliar os MEIs a buscar qualificação

01/04/2015 - 15h19min

Atualizada em: 01/04/2015 - 15h19min


Carlos Nunes / Prefeitura de Santa Maria

Entre os dias 13 e 17 de abril, microempreendedores individuais (MEIs) poderão participar de cursos e oficinas gratuitas para melhorar seus negócios no Rio Grande do Sul. Ao todo, 43 pontos de atendimento, seis unidades móveis e dois estandes do Sebrae, que organiza o evento, estarão à disposição do público interessado.

Leia mais notícias sobre o mercado de trabalho

Haverá ações de atendimento, orientações e capacitações. A 7ª Semana do MEI ocorre em todo Brasil, promovida pelo Sebrae Nacional. Também serão contemplados os futuros MEIs, ou seja, aqueles que pretendem abrir um negócio mas ainda não sabem como.

Todas as atividades são gratuitas e disponíveis das 9h às 18h nas unidades do Sebrae/RS entre os dias 13 e 17 de abril. Mais informações sobre a programação e sobre os serviços e capacitações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.

Sine no Estado terá expediente somente pela manhã nesta quinta-feira

O coordenador estadual de atendimento do Sebrae/RS, Jonatas Goulart de Oliveira, responsável pelos MEIs no Estado, conta que o objetivo é atender 8.550 pessoas e disponibilizar cursos e capacitações para mais de 2.500 empresários.

Desde que a figura do Microempreendedor Individual foi criada, no final de 2008, mais de 4,5 milhões de pessoas em todo Brasil adotaram esse tipo de registro até o ano passado, segundo dados do Portal do Empreendedor.

Saiba mais sobre o MEI

Só no Rio Grande do Sul, são mais de 261 mil Microempreendedores Individuais, e o interesse nesse formato de empresa só cresce.

- Entre as vantagens de sair da informalidade, estão os benefícios de previdência, gratuidade para a abertura da empresa, a possibilidade de emissão de notas fiscais e até de participar de licitações - enumera Jonatas.

O MEI é enquadrado no Simples Nacional, fica isento de tributos federais e paga até R$ 45,40 mensais, que são destinados à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.
 
Durante a 7ª Semana do MEI, os empresários ou futuros empreendedores terão acesso a uma série de serviços e capacitações, que vão desde a formalização e baixa de empresa, alteração cadastral e orientações em relação ao preenchimento da Declaração Anual de Faturamento do MEI (DAS).

Empresa oferece curso gratuito de eletricista

Também poderão se beneficiar de assessorias em marketing, finanças, recursos humanos e planos de negócios. Ainda poderão participar de Oficinas SEI, exclusivas para os Microempreendedores Individuais, em áreas como compras, planejamento, empreendedorismo e controle financeiro.

Estandes em Caxias e Passo Fundo

Além disso, haverá dois estandes com atendimento exclusivo para os Microempreendedores Individuais e interessados em obter informações sobre o modelo e até em abrir seu negócio. Esses estandes estarão na Praça Dante Alighieri (Avenida Júlio de Castilhos, em frente à Catedral Diocesana), em Caxias do Sul, e na Praça da Mãe (Avenida Brasil Oeste, em frente ao Colégio Fagundes dos Reis), em Passo Fundo.

Nesses espaços, o atendimento gratuito estará disponível das 9h às 18h, entre os dias 13 e 18 de abril.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias