Notícias



Alô, alô!

Usuários estão aproveitando ligações de graça nos orelhões da Oi

Punição da Anatel tornou gratuitas as ligações para fixo nos telefones públicos da Oi

18/04/2015 - 07h03min

Atualizada em: 18/04/2015 - 07h03min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Osmar fez o teste: ligou sem pagar para o pessoal da firma

Um aparelho que andava esquecido devido ao boom da telefonia móvel voltou aos holofotes nesta semana. Desde quinta-feira, as ligações para telefones fixos feitas de orelhões da Oi são gratuitas.

A novidade que vale para o Rio Grande do Sul e mais 14 Estados tem animado os usuários. Não é preciso rodar muito pelo Centro de Porto Alegre para ver curiosos testando a gratuidade no orelhão.

Há pelo menos cinco anos sem sequer chegar perto do aparelho, o recepcionista Willian Gomes, 21 anos, precisou conferir ele mesmo se era possível fazer a ligação. Aproveitou para ligar para a avó Ivone, 72 anos.

- Não tenho hábito nenhum de usar orelhão. No tempo que usava, era para ligar a cobrar, mas agora ficou mais fácil. Agora, quis mesmo foi testar - comenta ele.

Sem pressa

O artesão José Carlos da Silva Leôncio, 54 anos, ficou mais de dez minutos de papo com a filha Gabriela, 15 anos, pelo orelhão. Para ele, não vale a pena ligar do celular para telefone fixo. E como tem o hábito de ligar no orelhão - na carteira tinha até um cartão de orelhão de 20 minutos - aproveitou para falar sem pressa.

- Está de graça, e eu estou aproveitando. Celular nem sempre vale a pena - opinou.

- Achei bom e vou começar a usar mais, mas achei a ligação ruim, com chiado. Liguei para a minha empresa para provar para o pessoal que funciona mesmo _ divertiu-se o encarregado de manutenção Osmar Alexandre da Silva,
36 anos.

"É temporário"

Em nota, a Oi informa que já está cumprindo a determinação nos Estados indicados pela Anatel. A empresa lembra que "a medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes Estados estejam nos níveis indicados pela Anatel".

É de graça

- No Rio Grande do Sul e em mais 14 Estados do país, as ligações de orelhões da Oi para telefones fixos serão gratuitas.
- A medida está em vigor até que a operadora cumpra as metas.
- A gratuidade não vale para ligações para celular.
- Se, futuramente, os telefones públicos não alcançarem os patamares mínimos exigidos pela Anatel, a punição pode aumentar, liberando ligações gratuitas de longa distância nacional e para celulares.

Pena por descumprir meta

A medida é uma determinação da Anatel imposta como punição por a operadora não ter atingido os patamares mínimos de disponibilidade de telefones públicos. Ao invés de atingir a 90% do total de orelhões funcionando em todos os Estados e 95% nas localidades atendidas somente por orelhões, a empresa tinha apenas 62% de orelhões disponíveis em todo o território e 69% nas localidades.

As ligações gratuitas valem até que a operadora cumpra as metas. Os orelhões estão liberados, além do Rio Grande do Sul, em Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Novas medições estão previstas para 30 de agosto, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias