Economia



Varejo

Vendas dos supermercados gaúchos registram alta de 3,44% em 2014

Média nacional de crescimento do setor foi de 1,8%

07/04/2015 - 14h26min

Atualizada em: 07/04/2015 - 14h26min


Ronald Mendes / Agencia RBS

O segmento supermercadista gaúcho atingiu crescimento real de 3,44% em 2014 em suas vendas, na comparação com 2013, superando a média nacional de desenvolvimento do setor - que foi de 1,8% no período, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em valores absolutos, os supermercados gaúchos registraram faturamento de R$ 24 bilhões no ano passado, incremento nominal de 9,84% em relação a 2013.

Houve redução do tíquete médio de compra dos gaúchos: em 2013, cada consumidor desembolsou em média R$ 41,97 por visita ao supermercado, enquanto em 2014 o valor médio de compras caiu para R$ 40,49, reflexo da preocupação dos consumidores em economizar.
- Além disso, o consumidor gaúcho ainda é o que mais vezes visita o supermercado no Brasil durante um mês - explica o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo.

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Importados e marcas próprias perdem espaço

Perderam espaço os produtos de marca própria dos supermercados. Enquanto em 2012 39% dos supermercados gaúchos disponibilizavam itens de marca própria em suas lojas, em 2014 o número reduziu para 16,9%, índice praticamente igual ao de 2013.

Conforme os dados da pesquisa, a participação média dos produtos importados nos supermercados gaúchos caiu de 2,13% em 2013 para 1,88% em 2014. Mais da metade dos supermercados pesquisados dispõem de itens oriundos de outros países, como azeitonas, azeites, salmão, bacalhau, brinquedos, vinhos e frutas secas. Os produtos orgânicos representam somente 0,83% do total comercializado pelo setor. Em 2013, este índice era de 1,09%.

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Faturamento do setor

Juntas, as 10 maiores companhias supermercadistas gaúchas somaram um faturamento de R$ 13,1 bilhão, representando 54,3% do total do setor, o que significa uma queda de quase um ponto percentual na concentração de mercado, já que em 2013 a participação das 10 maiores era de 55,2%. A participação das 10 maiores na contratação de mão de obra é de somente 46%, com 43,1 mil colaboradores.

* Assessoria de imprensa da Agas


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