Notícias



Saúde

Cardiologia fará exames gratuitos de ecocardiografia fetal, no próximo sábado

Ação do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre faz parte do Dia do Coração Fetal

07/05/2015 - 11h14min

Atualizada em: 07/05/2015 - 11h14min


Para tornar o exame de ecocardiografia fetal mais acessível, o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre promoverá o "Dia F - Dia do Coração Fetal", em 9 de maio. A ação, que ocorrerá das 8h às 18h, avaliará gratuitamente a saúde do coração do bebê em gestantes a partir do 5º mês de gravidez. Todas as gestantes que retirarem a ficha de atendimento vão realizar o exame.

Mãe de primeira viagem? Especialista ensina cuidados com o recém-nascido

Segundo o Dr. Paulo Zielinsky, coordenador da unidade, o diagnóstico de uma anormalidade cardíaca fetal permite o acompanhamento das eventuais modificações do problema durante a gestação e, em muitas situações, pode ser feito o tratamento intrauterino e o planejamento da atenção cardiológica para o momento do nascimento.

- Conseguimos prever e organizar tudo para que o parto seja realizado no próprio Instituto de Cardiologia, o que garante um atendimento especializado imediato, seja com internação na UTI Pediátrica, cateterismo ou cirurgia neonatal - ressalta.

Uma equipe multidisciplinar realizará os exames de ecocardiografia fetal e dará dicas e instruções às gestantes para proteger o coração do bebê. Os casos que apresentarem alterações serão encaminhados para acompanhamento contínuo da Unidade de Cardiologia Fetal do hospital.

Em 2014 foram realizados 305 atendimentos gratuitos durante a atividade. O ecocardiograma fetal é recomendado não apenas para as gestantes com fatores de risco (diabete materna, álcool, drogas na gestação, tabagismo, tabagismo e presença de outras anormalidades no feto). Segundo Paulo, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. As principais anormalidades são as cardiopatias congênitas e alterações do músculo e do ritmo cardíaco.

Confira todas as notícias do jornal

Curta a página do jornal no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias