Bem-Estar



Aedes aegypti

Dengue motiva 12 estudos de controle à doença

Pesquisadores brasileiros dizem que parte do caminho já foi percorrido

19/05/2015 - 05h03min

Atualizada em: 19/05/2015 - 05h03min


Ricardo Duarte / Agencia RBS

A infestação sem precedentes do mosquito Aedes aegypti, que provoca a maior epidemia de dengue do país, motiva uma série de pesquisas em laboratórios que buscam soluções para uma política de controle integrado da doença.

Secretaria da Saúde confirma surto de dengue no Noroeste do Estado
Número de casos de dengue dobra no RS no primeiro trimestre

A Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) estão movimentando pelo menos 12 estudos em torno do Aedes aegypti. Pesquisadores investigam desde os hábitos das fêmeas transmissoras dos vírus até a genética de machos estéreis - incluindo uma inversão sexual do mosquito. Além disso, entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, a Sanofi Pasteur, na França e o Instituto Butantã também trabalham na busca de vacinas eficientes contra a praga doméstica.

 - A inversão sexual do mosquito favorece a produtividade de uma biofábrica de machos estéreis - diz Margareth Capurro Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, onde já são produzidos mosquitos esterilizados geneticamente para controlar infestações.

A fêmea do mosquito rajadinho é a vilã no leva e traz dos vírus, segundo a especialista.

A professora da USP chama o estudo de "supressão da espécie", uma vez que, atualmente, é improvável pensar em erradicação do mosquito. Para alavancar os resultados da produção de espécimes machos estéreis, 50% dos ovos produzem fêmeas, por meio de microinjeções em pulpas do Aedes para mudar-lhes o gênero.

Margareth diz que outra investigação está em fase final de testes: a da indução gênica. Essa análise tenta mudar o comportamento do sistema de defesa da fêmea Aedes aegypti para que ela reaja contra o vírus da dengue, morrendo ou eliminando o agressor antes da transmissão pela saliva na próxima vítima. Quando pica, para que o sangue a ajude na maturação dos ovos, ela precisa de um tempo de 10 a 12 dias para se tornar transmissora potencial do vírus.

No Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas da USP, chefiado pelo professor Luiz Carlos de Souza Ferreira, buscam-se novas estratégias de vacina, enquanto que no Instituto de Ciências Biomédicas, outra equipe estuda a dengue no hospedeiro.

- Boa parte do caminho já foi percorrido - explica o pesquisador Jaime Henrique Amorim.

Leia mais sobre saúde e bem-estar

Amorim já conseguiu provocar, em camundongos, reação dos linfócitos T - estruturas do sistema imunológico que matam células infectadas por vírus. De acordo com o pesquisador, esse é um avanço que permite abrir portas para uma vacina com proteção não só de anticorpos. A pesquisa do cientista está integrada ao estudo da vacina tetravalente do Butantã.

*Agência Estado


MAIS SOBRE

Últimas Notícias