Notícias



Viamão-Capital

Estrada Caminho do Meio é um campo minado para os motoristas

Diário Gaúcho percorreu o trecho de 13km e constatou asfalto rachado e falta de acostamento

23/05/2015 - 11h02min

Atualizada em: 23/05/2015 - 11h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Manoel, de tanto ver pneus furarem, abriu borracharia

Da falta de sinalização aos engarrafamentos e desníveis na pista, tudo se torna obstáculo para os motoristas na Estrada Caminho do Meio, ligação entre Viamão e Porto Alegre. O Diário Gaúcho percorreu o trecho de 13km entre o cruzamento da Avenida Protásio Alves com a Avenida Manoel Elias até a ERS-040. Oficialmente, a estrada vai do limite de Porto Alegre com Viamão, na Ponte da Divisa, até a 040. A Metroplan, porém, explica que, desde a Avenida Manoel Elias, um trecho da Protásio Alves já é popularmente conhecido como Caminho do Meio.

Recém-recapeada em vários pontos, os próprios remendos se tornam novos desníveis na pista. Asfalto rachado e falta de acostamento surpreendem os motoristas que não conhecem o local. Há trechos que nem sequer têm a divisão das pistas por faixa amarela. Para quem já conhece, resta estabelecer estratégias para não acumular prejuízos.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias sobre trânsito

De tanto socorrer motoristas com o carro estragado, Manoel Alves, 65 anos, já aposentado, abriu uma borracharia às margens da estrada, na Vila Castelinho, em Viamão:

- Todos os dias, eu e a minha esposa tomávamos chimarrão na frente de casa e víamos coitados com rodas nas costas. Essa é uma estrada perigosa.

Motorista perde o controle do carro e invade restaurante na Serra

Três anos depois de abrir o negócio na garagem de casa, ele atende, em média, a 20 motoristas por dia com problemas mecânicos. Ele diz que 100% da clientela é oriunda de transtornos que ocorrem no Caminho do Meio.

- É roda amassada, pneu furado, cardã e mola arrebentados, vem de tudo - explica.

Mauro Luiz Chaves, 59 anos, mora no Caminho do Meio, em Viamão, e precisa ir diariamente para Porto Alegre, onde trabalha na colocação de pisos. De tanto fazer o trajeto e depois de arrebentar a roda do carro, aprendeu que o percurso deve ser feito em baixa velocidade.

- Não existe estrada pior por aqui - reclama.

As reclamações de Mauro não são exageradas. Com o projeto de duplicação atrasado, a estrada não tem as condições mínimas de segurança para o fluxo de veículos que recebe diariamente. Apenas no trecho de Viamão, a prefeitura estima que circulem 7,5 mil veículos por dia. À noite, não há iluminação. Durante o dia, o mato nas laterais prejudica a visibilidade.

 
Desníveis e falta de acostamento
Foto: Fernando Gomes/Agência RBS

Tapando a buraqueira

A Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre informa que trabalha no local a cada 30 ou 45 dias. Além do patrolamento dos acostamentos, há também operações tapa-buracos. A prefeitura de Viamão segue o mesmo caminho, sendo que tapou buracos pela última vez em 13 de maio.

Não há previsão de mais melhorias no local devido à possível execução do projeto de duplicação da via.

Estudos de duplicação estão sendo elaborados

Segundo a Metroplan, os projetos de duplicação dos 13,2km entre a Avenida Manoel Elias e a ERS-040 estão sendo feitos pelas prefeituras de Porto Alegre e Viamão.

O arquiteto da Metroplan João Salvi afirma que o andamento dos projetos atrasou devido a adequações solicitadas pela Caixa, que irá financiar a obra via Ministério das Cidades. A expectativa é de que os projetos sejam concluídos no segundo semestre, para que haja licitação da obra ainda neste ano.

A origem da estrada

Logo que começou a colonização de Porto Alegre, o Caminho do Meio era toda a via que atualmente é a Protásio Alves, que ligava a Capital a Viamão. A prefeitura foi cadastrando as ruas, colocando novos nomes. Mas um trecho permaneceu como Caminho do Meio.

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias