Notícias



Superação

Jovem promessa do atletismo começou a carreira com tênis doados

Começa neste domingo a campanha para arrecadar tênis a jovens carentes. Promessa no atletismo, guri já foi beneficiado na ação social.

23/05/2015 - 15h02min

Atualizada em: 23/05/2015 - 15h02min


Tadeu Vilani / Agencia RBS

Com oito anos, o menino Samory Uiki Bandeira Fraga ganhou um tênis no programa da prefeitura de Porto Alegre chamado Social Esporte Clube. A partir daí, seu sonho decolou e hoje, aos 18 anos, é dono da oitava melhor marca no salto em distância do mundo na categoria sub-20.

O sucesso rendeu oito convites de universidades norte-americanas. Samory tem até agosto para definir qual o destino onde estudará Relações Internacionais e seguirá como atleta.

Leia também: Gaúcho de 17 anos é número 1 do ranking brasileiro de golfe amador 

Antes disso, tem um compromisso especial: retribuirá, neste domingo, o gesto que permitiu sua largada nas pistas: doará um tênis ao projeto que o lançou no atletismo. Será o início da campanha 2015 do Banco do Tênis.

Criado em 2005, o banco arrecada calçados novos e usados para os atletas carentes, de seis e 18 anos, participantes de projetos da Secretaria Municipal de Esporte.

Parecia brincadeira

Guri do Bairro Intercap, Samory iniciou no Social Esporte Clube aos oito anos, ao ganhar bolsa de estudos para treinar na Sogipa:

- Comecei por brincadeira, incentivado pelos meus pais. Aos poucos, fui vendo que poderia seguir carreira. Jamais seria atleta se não fosse o projeto.

Mesmo com a bolsa para praticar esportes e a garantia do vale-transporte, fornecidos pela prefeitura, Samory recorda que as doações dos tênis facilitavam a continuidade dos treinos. Na época, o pai de Samory trabalhava como motoboy e a mãe, assistente social. Era o pai, Dalmir Fraga, hoje com 51 anos e proprietário de um bar no Bairro Humaitá, quem o levava à Sogipa. 

- São calçados caros e meus pais teriam dificuldades para me manter treinando - conta o guri.
 
Futuro no Exterior

Há dois anos, Samory mora no alojamento da Sogipa. Para se manter, recebe R$ 450 da Confederação Brasileira de Atletismo e Bolsa Atleta do Governo Federal, de R$ 900. Por meio do esporte, conquistou duas bolsas de estudos em escolas particulares, onde cursou o ensino médio e concluiu o curso de inglês. Em 2014, foi aprovado em Direito na Ufrgs, mas decidiu sonhar nas pistas.

Na próxima semana, Samory defenderá o país no Sul-Americano Sub-20 no Equador. Ainda neste ano, participará de torneios no Canadá e na Alemanha.

Banco do Tênis

- Ação começa neste domingo. A equipe da Secretaria Municipal de Esportes estará no Monumento ao Expedicionário, na Redenção, das 10h às 14h, recebendo as doações.
- A ação terá participação de escolas, universidades, instituições e clubes de Porto Alegre.
- A doação de tênis, novos ou usados (não precisa ser dos modelos especiais para atletismo), viabiliza a prática esportiva das crianças em suas comunidades e a participação nas demais atividades.
- A campanha irá até setembro. Mais informações: 3289-4850.

Social Esporte Clube

- Parceria da SME com clubes esportivos permite a  prática esportiva a crianças carentes (renda familiar é de até três salários mínimos).
- São parceiros: Sogipa, Grêmio Náutico União, São José, ACM, Caixeiros, Grêmio Náutico Gaúcho, Hípica, Lindoia Tênis Clube, Planet Ball, Teresópolis Tênis Clube, Gondoleiros, Camisa 10, Geraldo Santana e Escolinha da Duda.
- As modalidades: atletismo, basquete, caratê, capoeira, natação, futsal, ginástica olímpica, hipismo, judô, patinação e vôlei.
- As crianças são encaminhadas conforme as vagas. As inscrições estão permanentemente abertas.
- Informações: Avenida Borges de Medeiros, 2713, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Fone: 3289-4867.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias