Notícias



Falta de justificativa

Mais de 70 mil gaúchos têm o título eleitoral cancelado

Quem tem o documento cancelado não pode obter ou renovar o passaporte, fazer carteira de identidade, nem receber salário de função ou emprego público

28/05/2015 - 19h02min

Atualizada em: 28/05/2015 - 19h02min


Fernando Gomes / null

A Justiça Eleitoral cancelou os títulos de 1.711.267 eleitores por ausência não justificada às urnas nas últimas três eleições. Os eleitores passíveis de ter o documento invalidado tiveram o prazo de 60 dias para regularizar a situação. Para a aplicação da regra de cancelamento, a Justiça Eleitoral considera que cada turno é uma eleição.

Os maiores colégios eleitorais do país também tiveram o maior número de títulos cancelados - o que incluiu o Rio Grande do Sul. No Estado, o número de cancelamentos chegou a 70.651 de um total de 8.392.033 eleitores.

Leia as últimas notícias do dia

Quem tem o título de eleitor cancelado não pode obter passaporte (mesmo em caso de renovação do documento), de carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias