Educação



Prazo apertado

Metas do Plano Nacional de Educação preocupam gestores municipais

Principal inquietação diz respeito à Educação Infantil: em 2016, a pré-escola deve ser oferecida a todas as crianças de quatro a cinco anos

11/05/2015 - 04h03min

Atualizada em: 11/05/2015 - 04h03min


Itamar Melo - de Capão da Canoa
Enviar E-mail
Cynthia Vanzella / Agencia RBS
Uma das questões que assustam é se haverá recursos para transformar em realidade o que está no papel

Enquanto preparam seus planos municipais, as prefeituras olham com preocupação as metas que deverão atingir já a partir do próximo ano. A principal inquietação diz respeito à Educação Infantil. O PNE determinou que, em 2016, deve ser oferecida pré-escola a todas as crianças de quatro a cinco anos. Em uma década, no mínimo, metade das crianças de zero a três anos deverão ter creche.

Em suas próprias leis, os municípios deverão incorporar esta e as outras 19 metas definidas no PNE. Uma das questões que assustam é se haverá recursos para transformar em realidade o que está no papel. Essa preocupação estaria gerando receios na elaboração dos planos municipais.

Nove em cada 10 cidades ainda não têm plano de educação
Gravataí decidiu terceirizar confecção do Plano Municipal de Educação

- Quem estabeleceu as metas até agora foi o Congresso. O município precisa se adequar a algo que não foi definido por ele. As pessoas até não entendem o que têm de fazer, porque as orientações não estão muito claras para aplicar, há muitas dificuldades - diz Salete Cadore, assessora de educação da Famurs.

Prefeituras terão de investir em estrutura

No caso da universalização do acesso para crianças de quatro e cinco anos, os municípios receberiam recursos conforme o número de matrículas, mas antes disso seria necessário fazer investimentos - em construção, por exemplo - para tornar possível a ampliação da oferta. O secretário municipal de Educação de Uruguaiana, Francisco Robalo Fernandes, prevê dificuldades:

- Os municípios de médio porte vão necessitar de recursos, mas sabemos que o próprio governo federal não tem previsão para auxiliar os municípios. Houve uma redução significativa no investimento do MEC.

Leia todas as últimas notícias
Leia todas as notícias sobre educação

Na meta de oferecer creche a 50% das crianças de zero a três anos até 2024, municípios querem que seja levada em conta um interpretação segundo a qual esse percentual teria de ser atingido no país como um todo, mas não em cada cidade. Essa é uma bandeira da Famurs.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias