Notícias



Mundo

Moscou emite 'lista negra' de políticos da UE proibidos de entrar na Rússia

Relação incluiria entre 80 e 90 nomes

29/05/2015 - 15h02min

Atualizada em: 29/05/2015 - 15h02min


Moscou emitiu uma lista de personalidades políticas europeias que não podem mais entrar em território russo, assegurou nesta sexta-feira o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, evocando uma resposta às sanções europeias que se seguiram à anexação da Crimeia e ao conflito no leste da Ucrânia.

- A Rússia enviou ontem a várias embaixadas europeias uma lista de pessoas que não podem entrar no território russo - disse o primeiro-ministro em uma coletiva de imprensa, acrescentando que três deputados holandeses estavam nessa lista.

Luiz Antônio Araujo: ninguém sai

Moscou emitiu esta lista, que incluiria entre 80 e 90 nomes, em resposta às sanções e proibições de entrada no território da UE pronunciadas em relação à Rússia após a anexação, em março de 2014, da Crimeia e por seu papel na crise ucraniana, de acordo com Mark Rutte.

Um porta-voz da diplomacia da UE assegurou à AFP que a Rússia rejeitou vários políticos europeus nos últimos meses, mas se recusando a fornecer uma lista de pessoas visadas.

Vaticano recebeu 147 alertas de operações financeiras suspeitas em 2014

"Tomamos nota da decisão das autoridades russas de compartilhar essa lista", indicou a porta-voz em um email, acrescentando: "nós não temos nenhuma outra informação sobre a base jurídica, critérios ou processo".

O líder do grupo liberal no Parlamento Europeu e ex-primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, está na lista segundo indicou seu porta-voz Jeroen Reijnen.

Nova perícia encontra bactéria infecciosa em cadáver de Pablo Neruda

"Verhofstadt não pode entrar na Rússia. Ele está na lista negra com cerca de 80 pessoas", disse ele.

Rutte afirmou, por sua vez, que o governo holandês "condena" a decisão e "iria informar Moscou, em termos inequívocos."

Ban Ki-Moon critica intervenção naval no Mediterrâneo para conter imigrações

A lista russa "não se baseia no direito internacional, não é transparente e é impossível contestá-la", lamentou Mark Rutte.

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias