Notícias



Por 30 dias

Oi é proibida de vender novas linhas no Rio Grande do Sul

Operadora, que é líder de reclamações no Estado, terá que pagar multa de R$ 3.071 por linha de telefone vendida se descumprir a medida

29/05/2015 - 16h16min

Atualizada em: 29/05/2015 - 16h16min


Jean Schwarz / Agencia RBS

Oi está proibida de vender linhas de telefone fixo e celular em todo o Rio Grande do Sul por 30 dias. A operadora é líder de reclamações no Estado e foi notificada na tarde desta sexta-feira pelos advogados do Procon gaúcho.

Trata-se de uma medida cautelar administrativa prevista no Código do Consumidor que tem efeito imediato. Não cabe recurso da decisão. Caso a Oi descumpra a determinação, terá que pagar multa de R$ 3.071 por linha de telefone vendida.

Câmara aprova projeto que obriga Anatel a regulamentar cláusulas de fidelidade
Justiça proíbe operadoras de cortar internet móvel ao fim do pacote de dados

Entre as reclamações que levaram à ação do Procon estão cobranças indevidas feitas aos consumidores, descaso no atendimento, além de não cumprimento das ofertas feitas. Segundo a diretora-executiva do Procon-RS, Flávia do Canto Pereira, a medida tomada é "de cunho pedagógico":

- Decidimos não aplicar multa, porque é uma empresa grande e que tem condições de arcar com o valor. Esperamos que a não comercialização e o efeito negativo da medida faça com que a Oi reveja seu atendimento.

Em novembro, Justiça proibiu Oi de vender novos serviços em Alegrete
Desde o fim do ano, clientes da Oi têm internet cortada quando franquia acabar

Dentre os municípios com mais reclamações está Bento Gonçalves que, segundo o coordenador do Procon Maciel Giovanella, teve mais de 300 encaminhamentos feitos desde o início do ano.

Situações semelhantes ocorrem nas cidades de Santa Maria, Rio Grande, São Francisco de Assis e Alegrete, onde as reclamações de telefonia lideram os atendimentos e a Oi é a campeã de problemas relatados pelos consumidores.

No final da tarde, a empresa divulgou uma nota sobre o caso. Confira a íntegra:

A Oi informa que vai recorrer da decisão do Procon-RS. A companhia acrescenta que está comprometida com a evolução da qualidade do atendimento dos serviços de telecomunicações no Rio Grande do Sul, com investimentos de mais de R$ 1,25 bilhão nos últimos seis anos no estado. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. Como resultado dos investimentos no estado, a Oi conseguiu reduzir em 64% as pendências de serviços aos clientes gaúchos de janeiro a março de 2015, entre outros resultados obtidos com um plano de melhorias que engloba diversas áreas da companhia no Rio Grande do Sul.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias