Notícias



Saúde

"Pílula assassina" usada para emagrecimento faz Interpol emitir alerta em 190 países

Medicamento utilizado para emagrecer e para modelar o corpo já teria causado uma morte

06/05/2015 - 18h01min

Atualizada em: 06/05/2015 - 18h01min


Divulgação / Divulgação

A Interpol emitiu um alerta global para 190 países sobre a 2,4-dinitrofenol, substância ilícita e potencialmente letal, utilizada em medicamentos para emagrecer ou para fazer o chamado "body-building" (para modelar o corpo). O alerta aponta a droga como uma "séria e iminente" ameaça para a segurança pública e surge dias após a morte de uma mulher na Grã-Bretanha.

Exercício não é a chave para combater a obesidade, dizem especialistas

A jovem Eloise Aimee Parry, 21 anos, comprou as pílulas para emagrecer em um site, e a suspeita é de que o remédio tivesse a substância na composição. Um homem na França ficou bastante doente após tomar o mesmo medicamento.

Segundo informação da Interpol, além de ser um princípio ativo ilegal, há outros riscos para a saúde. O remédio é feito em laboratórios clandestinos, sem seguir qualquer norma de higiene e sem especialistas em suas produções - o que ainda expõe os usuários ao risco de superdosagem.

10 dicas de limpeza e organização para as casas dos alérgicos

Testes com as pílulas ainda estão sendo realizados em parceria com a Wada, a agência mundial antidoping. A proibição da venda do dinitrofenol ocorreu em 1930. Até então, era usado normalmente pela população.

Leia todas as notícias do dia

Curta a página do jornal no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias