Notícias



Bela iniciativa

Quinteto da Escola da Ospa apresenta-se para mães e internos da Fase

O repertório foi de canções eruditas, jazz e MPB

14/05/2015 - 07h04min

Atualizada em: 14/05/2015 - 07h04min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agência RBS

Um repertório de música erudita, jazz e MPB foi apresentado pela Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) a um grupo de 30 internos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase), em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira, dia 13. A apresentação foi a segunda do projeto Escola da Ospa na Comunidade, que pretende levar música para ambientes da cidade onde não costumam ocorrer concertos.

O evento também foi comemorativo ao Dia das Mães. Acompanhados delas, os jovens de 12 a 21 anos que cumprem pena no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case)/ Poa I, da Vila Cruzeiro, tiveram uma experiência musical diferente do que a maioria costuma ouvir.

Na avaliação do diretor da Escola da Ospa, Diego Grendene de Souza, a apresentação pretendeu também ajudar os internos da Fase a se enxergarem nos jovens músicos da escola.

- Queremos que eles vejam que há jovens com a mesma idade deles que estão fazendo música. Queremos mostrar que há oportunidades - afirma Diego.

- Temos idades parecidas, eles poderiam estar tocando aqui com a gente - opinou Isac Soares, 25 anos, que toca trompete.

A primeira vez

O recital também foi especial para os músicos. Ontem foi a primeira vez que o quinteto - formado Isac Soares, 25 anos, Isaias Nowiski, 15 anos, Alexandre Caldas Filho, 16 anos, Bruno Santos da Silva e Bruno Jardim, ambos de 14 anos - se apresentou em público.

Aperfeiçoando o domínio da tuba há dois anos, Bruno Santos acredita que só o fato de se ter contato com a arte já transforma e sensibiliza a pessoa. Sem contar que ele, a cada apresentação, vai vencendo o nervosismo e a dificuldade de falar em público.

- As emoções afloram. isso a gente consegue transmitir para o próximo - disse ele, após a apresentação que incluiu canções de Elis Regina e Pixinguinha.

"Nos ajuda a pensar "

Mãe de um interno da Fase, a costureira Cristina, 39 anos, acredita que momentos como este podem ajudar o filho a refletir sobre o que ocorreu no passado e a pensar no que fazer para melhorar o seu futuro.

Fã de pagode e sertanejo, o jovem de 19 anos admitiu que o recital foi diferente de tudo que já ouviu.

O instrumento que mais lhe chamou a atenção foi a tuba - o maior deles.

- A música nos ajuda a pensar, principalmente quando estamos tristes - disse o rapaz.

A escola

- A Escola de Música da Ospa promove formação musical gratuita, com foco para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição.

- Atualmente a escola atende em torno de 140 alunos, sendo que o ingresso é via provas de seleção. As deste ano já ocorreram. 

- Contatos pelo telefone 3222-7387.

- As próximas apresentações serão na Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião, na Lomba do Pinheiro, em 26 de maio, e no Lar de Idosos Maurício Seligman, no dia 9 de junho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias