Notícias



Chuva

Três cidades gaúchas encaminham pedido de situação de emergência à Defesa Civil

Mau tempo predomina no Estado desde a última terça-feira

28/05/2015 - 16h49min

Atualizada em: 28/05/2015 - 16h49min


Ilhane Aparecida Graff Cardozo / Arquivo Pessoal
Em Tapes, cerca de 80 pessoas foram levadas ao salão paroquial da cidade

As cidades de Tapes, Barra do Ribeiro e Morrinhos do Sul encaminharam nesta quinta-feira pedido de situação de emergência à Defesa Civil estadual devido às chuvas. O mau tempo predomina no Estado desde a última terça-feira.

Em Tapes, cerca de 80 pessoas, entre adultos e crianças, foram removidas de suas residências e levadas ao salão paroquial da cidade. Com a ajuda de máquinas, a prefeitura abre valas nas ruas para facilitar o escoamento de água. O principal bairro atingido é o Arroio Teixeira. A expectativa é de que as famílias desalojadas não consigam voltar para casa até o fim de semana.

Veja onde há transtornos causados pela chuva no Estado

Em Barra do Ribeiro a situação é ainda pior. Mais de 1,5 mil pessoas tiveram que sair de casa em razão dos alagamentos. De acordo com o prefeito Luciano Boneberg, essa é a maior enchente que a cidade já sofreu:

- Nunca veio água neste montante. Não há bairro em que não tenha pelo menos uma rua alagada.

Em 32 horas, cidades gaúchas recebem chuva esperada para todo o mês

Ainda de acordo com o prefeito, algumas famílias não querem deixar as residências, e o nível da água continua subindo.

Em um primeiro momento, os desalojados foram levados à escola municipal Fernando Hoff, mas a água começou a invadir o local. Sendo assim, todos tiveram de ser realocados no ginásio de esportes Gattinão. Não há perspectiva de os atingidos retornarem para casa.

Na noite de quarta-feira, o telhado da Escola São José foi arrancado pela força do vento. As aulas foram suspensas.

Segundo o prefeito de Leandro Borges Evaldt, a chuva que atingiu o município de Morrinhos do Sul já causou um prejuízo de R$ 1,5 milhão. A situação de emergência foi encaminhada à Defesa Civil com o objetivo de buscar recursos para recuperar as estradas vicinais do município.

As aulas para os mais de 800 estudantes das quatro escolas da rede pública municipal e estadual da cidade serão retomadas somente na próxima segunda-feira.

Como ajudar:

Em Tapes, as doações de roupas, cobertores e colchões devem ser encaminhados ao salão paroquial do município (Rua Felicíssimo Alfonsin, 789)

Em Barra do Ribeiro, os donativos serão recebidos no ginásio de esportes Gattinão (Av. Visconde do Rio Grande, 1480). Até o momento, ainda não há solicitação de alimentos.

Donativos para as duas cidades também podem ser entregues para a Defesa Civil em Porto Alegre. Basta entrar em contato com a Central de Doações pelos telefones (51) 3288-6781 e (51) 8443-7446.

Em função de não haver desabrigados no município, a prefeitura de Morrinhos do Sul ainda não solicita doações.

Leia todas as notícias do dia

*Zero Hora e Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias