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Polêmica

Após reclamações, Conar abre processo sobre comercial de O Boticário com casais gays

Cerca de 30 reclamações foram registradas por consumidores insatisfeitos com a propaganda

03/06/2015 - 15h24min

Atualizada em: 23/02/2018 - 16h29min


Reprodução / Youtube
Comercial mostra um casal hétero e dois homossexuais se abraçando durante troca de presentes

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu, nesta terça-feira, dia 2, um processo ético para analisar o comercial da marca O Boticário, que mostra casais gays e héteros trocando presentes. Cerca de 30 reclamações foram registradas por consumidores insatisfeitos com a propaganda. As informações são do site F5, da Folha de São Paulo.

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Assista ao vídeo que gerou tanta polêmica:

A peça começou a ser veiculada em emissoras de tv a partir do último dia 25. As imagens mostram o momento que casais (um hétero e dois homossexuais) se encontram e se abraçam durante troca de presentes.

Um boicote ao comercial motivou comentários homofóbicos na página da loja no Youtube e nas redes sociais. No portal de vídeos, o número de "dislikes" superou o número de "likes" na primeira semana de divulgação.

Até o momento do fechamento desta matéria, o número de pessoas que gostaram do vídeo era quase o dobro dos que desaprovavam.

À Folha, a Conar explicou que consumidores contestaram a moralidade da propaganda e pediram a retirada do vídeo do ar. A organização vai nomear um membro do conselho de ética como relator da análise, que deve durar cerca de 45 dias.

Logo depois, o comercial deverá ser julgado por um colegiado. Eles estarão baseados no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. O documento, segundo a Folha, não tem recomendações expressas sobre a atuação de homossexuais em peças publicitárias.

Durante o processo, a propaganda continuará sendo exibida.

O Boticário emitiu nota sobre a desaprovação do comercial:

"O Boticário esclarece que acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha "Casais", que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor - independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual - representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista."

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