Notícias



Certificado pela ONU

Cuba é o primeiro país a eliminar transmissão materna do HIV

Em 2013, apenas dois bebês nasceram com HIV em Cuba, e apenas três nasceram com sífilis congênita

30/06/2015 - 16h34min

Atualizada em: 30/06/2015 - 16h34min


Cleber Gomes / Agencia RBS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) certificou nesta terça-feira Cuba como o primeiro país a eliminar a transmissão mãe-filho de sífilis e HIV, destacando o papel do sistema de cuidados primários de saúde na ilha.

- O sucesso de Cuba demonstra que o acesso universal e a cobertura universal de saúde são viáveis, e são, de fato, a chave para o sucesso mesmo contra tais desafios complexos como o HIV - afirmou Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma filial regional da OMS, em coletiva de imprensa.

Em 2013, apenas dois bebês nasceram com HIV em Cuba, e apenas três nasceram com sífilis congênita - bem abaixo dos limites estabelecidos pela OMS para a eliminação da transmissão.

Brasileiros produzem anticorpo que neutraliza vírus HIV
Campanha "Não faça sexo com pessoas de Santa Cruz do Sul" gera polêmica

Para o ministro de Saúde Pública de Cuba, Roberto Morales Ojeda, o reconhecimento da OMS "constitui um alto reconhecimento ao sistema nacional de saúde cubano" que é, segundo ele, "acessível, gratuito e universal".

O sucesso de Cuba reforça a necessidade de que os sistemas de saúde na América Latina e no Caribe se fundamentem no cuidado primário, segundo Etienne.

- Assim, é possível enfrentar desastres naturais, doenças infecciosas ou qualquer outra coisa - afirmou.

Segundo a OMS, outros seis países e territórios da América estão em condições de solicitar a validação da dupla eliminação destas doenças: Anguila, Barbados, Canadá, Estados Unidos, Montserrat e Porto Rico.

Exército não pode barrar pessoas com HIV em concursos
Cientistas testam nova camisinha que promete ser mais prazerosa que usar nada

Mais oito países da região conseguiram eliminar apenas a transmissão de mãe para filho do HIV e 14 conseguiram eliminar apenas a transmissão da sífilis congênita, informou a organização em comunicado.

Segundo a OMS, a cada ano cerca de 1,4 milhões de mulheres vivendo com HIV ficam grávidas no mundo, e caso não recebam tratamento existe até 45% de chances de transmitir o vírus a seus filhos.

Mas desde 2009, o número de crianças que nascem a cada ano com HIV caíram quase pela metade, ao passar de 400 mil para 240 mil em 2013.

Por outro lado, quase um milhão de grávidas em todo o mundo se infectam com sífilis anualmente, o que pode resultar em morte ou em infecções neonatais graves.

Teste dá nova esperança sobre eficácia da imunoterapia contra a aids
Leia as últimas notícias do dia

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias