Notícias



Que chamem o Batman

Declarações de comandante geram constrangimento na Brigada Militar

Polêmica repercutiu nas redes sociais e motivou ligação do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini

08/06/2015 - 20h00min

Atualizada em: 08/06/2015 - 20h00min


Caetanno Freitas
Enviar E-mail
Reprodução / Facebook
Declaração aconteceu em conversa entre comandante do 9° BPM e jornalistas no grupo do Whatsapp

A repercussão envolvendo as declarações do comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Porto Alegre, que sugeriu a jornalistas que chamassem o Batman para fazer a segurança do evento Serenata Iluminada, no Parque da Redenção, causou constrangimento para a Brigada Militar, que decidiu fechar as cortinas e tratar o caso internamente.

PM ironiza pedido de segurança na Redenção: "Que chamem o Batman"

Além da polêmica nas redes sociais, o desconforto também passa por uma ligação do Secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, ao Comando-Geral, cobrando uma posição em caráter oficial, como de fato ocorreu. No fim da tarde de domingo, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) divulgou uma nota esclarecendo que as declarações do tenente-coronel Francisco Vieira não foram uma resposta oficial da instituição.

O assunto está sendo avaliado a portas fechadas pelo CPC e ainda não chegou para a Corregedoria-Geral da Brigada Militar, que só deve analisar um eventual caso de transgressão disciplinar se for acionada.

Nesta segunda-feira, o tenente-coronel Vieira voltou a declarar que "gente de bem" não deveria participar de eventos públicos à noite no Parque da Redenção. Vieira argumentou que a zona é insegura, mas negou preconceito com os participantes.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

- Gente de bem não frequenta a Redenção à noite. Recomendo para não irem lá porque é inseguro. Mas claro que não tenho varinha de cristal ou bola mágica para prever alguma ocorrência. Não é questão de preconceito, só não posso colocar um brigadiano para olhar os camaradas lá descumprindo a lei - afirmou o tenente-coronel.

O comandante disse que mandou uma viatura ao local para averiguar as denúncias dos jornalistas. No entanto, nada se confirmou, segundo ele. A BM só teve um registro de roubo na noite de sábado na Redenção através do 190.

Organizadores garantem que haviam comunicado a BM sobre a Serenata

- Liguei para o centro de comando enquanto eles (os jornalistas) faziam a papagaiada deles. A guarnição foi até o local. O único relato que tivemos foi por volta da 1h quando um cidadão disse que tinha sido roubado. Todas as outras Serenatas anteriores não tiveram problemas. O problema desta foi causado por dois jornalistas que se sentiram ameaçados. A situação tomou uma proporção desnecessária e descabida - avaliou.

Vieira ainda reforçou que tem posições diferentes como cidadão e como comandante e tenente-coronel da BM, mas voltou a negar preconceito.

Pequenos eventos tentam reaproximar as pessoas das ruas

- Todo cidadão tem um posicionamento. Tenho meu time, minha preferência politica, minha religião e, baseado nisso, tenho minhas convicções enquanto pessoa. Enquanto comandante, tenho de tratar todo mundo da mesma maneira.

Caue Fonseca: "A respostinha malcriada é o menor dos problemas"
"A que triste ponto chegamos", diz Maria do Rosário sobre o caso

Um dos organizadores da Serenata Iluminada, o bancário Pedro Loss, disse que vai continuar tentando apoio da Brigada Militar para os próximos eventos.

- A gente vive numa cidade de verdade. Não vamos chamar o Batman. Vamos continuar tentando policiamento para o evento com a Brigada Militar. Só queremos o direito de ocupar espaços públicos à noite com segurança.

Pedro ainda garantiu que enviou um e-mail, duas semanas antes de o evento acontecer, pedindo reforço da Brigada Militar para o sábado, quando ocorreu a última edição, no Parque da Redenção.

Segundo ele, a formalização, seguindo recomendação da própria instituição, ocorreu no dia 24 de maio, e incluía data, horário e expectativa de público. Mais de 10 mil pessoas eram esperadas, mas a estimativa é que, com a chuva do dia anterior, cerca de 5 mil tenham participado.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias