Coreia do Norte
Ditador coreano executa arquiteto por não gostar de projeto de aeroporto
Ma Won-chun, que foi diretor do Departamento da Comissão Nacional de Defesa do país, foi executado em novembro.
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, teria executado o arquiteto-chefe do Aeroporto de Pyongyang por não gostar dos projetos criados pelo profissional. De acordo com o Daily Mail, Ma Won-chun, que foi diretor do Departamento da Comissão Nacional de Defesa do país, desapareceu no ano passado e executado em novembro.
A agência estatal de notícias divulgou naquele mês que o líder coreano estava insatisfeito com a construção do terminal 2 do aeroporto que o arquiteto projetou.
- Os designers não conseguiram ter em mente a ideia de beleza arquitetônica para preservar a identidade nacional - disse ele à agência.
Depois disso, Ma Won-chun foi considerado executado pelo governo por "práticas de corrupção e incapacidade de seguir ordens".
Kim Jong-un constatou que o terminal era muito pequeno e pobre em comparação com rivais estrangeiros.
O novo setor do Aeroporto Internacional de Pyongyang será inaugurado na quarta-feira, de acordo com a mídia estatal. O edifício moderno, com fachada de vidro, é declaradamente seis vezes maior do que o antigo terminal. No entanto, o local receberá poucos passageiros estrangeiros, já que o país continua sendo um dos menos visitados do mundo.
* Diário Gaúcho