Notícias



Espaço do Trabalhador

Manter celular funcional ligado fora do horário de expediente não caracteriza sobreaviso

Trabalhador alegou à justiça ter ficado à disposição da empresa fora de sua jornada de trabalho por meio do celular. Ele teve o pedido de indenização negado

11/06/2015 - 12h16min

Atualizada em: 11/06/2015 - 12h16min


Divulgação / Stock Photos

Manter ligado o telefone celular funcional fora do horário de expediente, por si só, não caracteriza regime de sobreaviso.

Com esse argumento, a juíza Vanessa Reis Brisolla, da 8ª Vara do Trabalho de Brasília, negou pedido de pagamento de jornada em sobreaviso de um ex-coordenador de equipe de serviços de manutenção de uma empresa distribuidora de energia elétrica que informou ter ficado à disposição da empresa, fora de sua jornada de trabalho, por intermédio do celular.

Mulher que recebia auxílio por depressão tem benefício do INSS suspenso após publicar fotos felizes no Facebook

O autor da reclamação diz que, durante julho de 2010 e abril de 2013, período em que exerceu a função de coordenador, quando não estava na empresa, permanecia à disposição da empresa por seis horas diárias, sempre com o aparelho celular ligado. A empresa negou a existência de escala de sobreaviso.

Ao analisar o caso, a magistrada salientou que o artigo 244 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que trata especificamente da jornada em sobreaviso dos ferroviários, mas que pode ser aplicado analogicamente a outras categorias, exige, para a sua configuração, que o empregado permaneça em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço.

Empregador não pode ficar mais de 48 horas com carteira do trabalhador

O entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a matéria, lembrou, está consolidado na Súmula 428, segundo a qual "o uso de instrumentos telemáticos ou informatizados fornecidos pela empresa ao empregado, por si só, não caracteriza o regime de sobreaviso".

Ainda de acordo com a súmula, o trabalho em sobreaviso se caracteriza no caso do "empregado que, à distância e submetido a controle patronal por instrumentos telemáticos ou informatizados, permanecer em regime de plantão ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço durante o período de descanso".

Envio de e-mail sigiloso pode acarretar demissão por justa causa

Para a juíza, não ficou comprovado nos autos que o reclamante estava submetido à escala de sobreaviso.

De acordo com a magistrada, uma testemunha ouvida em juízo declarou que o contato por telefone com o coordenador, fora do horário expediente, era eventual. A testemunha ainda revelou que normalmente, quando recebia ligações, o coordenador entrava em contato com sua equipe para que eles resolvessem o problema. "A escala de sobreaviso pressupõe que o próprio funcionário que é acionado compareça ao serviço, sendo que, no caso do reclamante, o procedimento normal era que ele acionasse a sua equipe de manutenção para solução do problema, tal qual informado pela testemunha", explicou.

Aproveite: são 250 oportunidades no Rio Grande do Sul em concursos públicos

O fato de o coordenador ter comparecido pessoalmente, em algumas ocasiões e fora do horário de expediente, no local de manutenção, conforme noticiado pela testemunha, tampouco caracteriza o sobreaviso, uma vez que o procedimento normal era que o coordenador acionasse sua equipe, frisou a magistrada. "Em caso de comprovado comparecimento pessoal, entendo que o reclamante deveria receber pelas horas efetivamente trabalhadas, mas isso não faz parte do pedido, que se restringe às horas de suposto sobreaviso".

O coordenador não demonstrou que tinha sua liberdade de locomoção limitada, característica do regime de sobreaviso. A testemunha declarou expressamente, em seu depoimento, que já aconteceu de ligar para o celular funcional do coordenador e não ter conseguido falar, ocasião em que ligava para o gerente. "Definitivamente não se pode considerar que esse procedimento caracteriza a escala de sobreaviso", concluiu a magistrada ao julgar improcedente o pedido de pagamento de horas de sobreaviso.

As informações são do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias