Notícias



Porto Alegre

Menino que caiu do 12º andar retorna ao Hospital de Clínicas

Menino está internado na UTI Pediátrica e seu quadro é estável clinicamente

29/06/2015 - 14h49min

Atualizada em: 29/06/2015 - 14h49min


Omar Freitas / Agencia RBS

O menino de oito anos que sofreu acidente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no dia 23 de junho foi transferido do Hospital de Pronto Socorro (HPS) para o HCPA na tarde da última sexta-feira. O menino foi internado na UTI Pediátrica e seu quadro é estável clinicamente. Um novo boletim será divulgado nesta terça-feira.

Menino que caiu do 12º andar do Hospital de Clínicas segue internado na UTI

O Hospital de Clínicas já abriu sindicância interna para avaliar o ocorrido. Sobre as investigações externas, que estão sob responsabilidade do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), o HCPA não se manifestará.

Criança está em estado grave após cair de tubo no 12º andar do Hospital de Clínicas

O menino de oito anos estava internado na Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre quando sofreu um acidente na noite de 23 de junho. Às 19h20, a criança estava brincando no corredor da Pediatria, localizada no 10º andar, acompanhada de familiar, e inesperadamente correu em direção a uma porta de serviço da unidade. Em poucos instantes, chegou a um elevador e acabou indo até o 12º andar.

Leia outras notícias do Hospital de Clínicas
Leia outras notícias do dia

Lá, conseguiu acessar a porta pela qual é acessado o tubo onde são colocadas as roupas hospitalares usadas, que são encaminhadas até o subsolo para recolhimento pela Lavanderia do Clínicas. A criança entrou neste tubo e caiu.

Neste meio tempo, as equipes assistenciais e de vigilância do hospital haviam percebido o desaparecimento da criança e estavam a sua procura, descobrindo sua localização. A equipe de atendimento ao trauma prestou os primeiros socorros imediatos e encaminhou-o para a Emergência Pediátrica do hospital às 19h47, onde foi estabilizado clinicamente.

Devido à ocorrência de trauma com fraturas, a criança foi encaminhada em estado grave para o Hospital de Pronto Socorro às 20h30 de terça-feira, onde permaneceu em atendimento até o dia 26.

Por meio de nota, o Hospital de Clínicas reconheceu que a porta de serviço de unidade pediátrica deveria estar trancada, como é padrão da instituição, e já tomou as medidas de controle. Também está dando acolhimento e todo o apoio para os familiares do menino. O Núcleo de Segurança do Paciente do HCPA está analisando o ocorrido.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias