Notícias



Refugiados

Ônibus com 28 imigrantes haitianos chega a Porto Alegre

Nove já têm propostas de emprego e devem ficar nas casas de amigos e familiares

28/06/2015 - 17h55min

Atualizada em: 28/06/2015 - 17h55min


Divulgação / Secretaria Municipal de Direitos Humanos
Grupo foi recebido por representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Um ônibus com 28 imigrantes haitianos desembarcou na madrugada deste domingo na rodoviária de Porto Alegre. O grupo, que partiu de Rio Branco, no Acre, foi recebido por representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e acolhido no Centro Vida Humanístico, administrado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho. Mais três refugiados devem chegar na Capital na madrugada de segunda-feira.

De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, dois dos 28 imigrantes que chegaram no domingo seguirão para Passo Fundo, na região Norte, e sete ficarão na casa de amigos e familiares em Porto Alegre. Eles já possuem propostas de trabalho. Os outros 19 devem permanecer no Centro Vida até conseguirem um emprego. O local já abriga três senegaleses.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Reportagem especial mostra saga dos imigrantes haitianos e senegaleses

A secretaria iniciou no domingo um processo de triagem para identificar a nacionalidade dos imigrantes e se falta alguma documentação. Marcantônio explica que alguns não possuem carteira de trabalho e que a confecção do documento será a primeira providência a ser tomada a partir de segunda-feira.

- Esses imigrantes estão ocupando vagas ociosas. Ele vêm para ajudar na produtividade dessas empresas e a gerar renda para o Estado. Os imigrantes já tiveram participação decisiva na construção do RS e, agora, também estão contribuindo. Temos de recebê-los bem e entender que eles estão vindo para trabalhar - afirma o secretário.

Conforme Marcantônio, mais de 5 mil imigrantes haitianos e senegaleses já passaram por Porto Alegre desde 2011. Somente neste ano, 61 desembarcaram na capital gaúcha por meio do convênio do governo do Acre com o Ministério da Justiça, que banca o transporte. Além disso, cerca de 800 já se cadastraram no Sistema Nacional de Empregos (Sine) em 2015. Empresas que têm vagas a oferecer podem entrar em contato com a Secretaria dos Direitos Humanos pelo telefone (51)3289.2058. A pasta também solicita doações de roupas, alimentos e material de higiene, que podem ser entregues no Centro Vida (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132), das 8h às 18h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias