Bem-Estar



Não é o que parece

Pessoas com histórico de tabagismo podem apresentar doenças crônicas não diagnosticadas

Pesquisadores americanos afirmam que 55% dos fumantes e ex-fumantes apresentam doenças pulmonares

22/06/2015 - 19h06min

Atualizada em: 22/06/2015 - 19h06min


Bruno Alencastro / Agencia RBS

Mais da metade dos fumantes e ex-fumantes considerados saudáveis após teste que avalia a capacidade respiratória, na verdade, apresentaram sintomas de doenças pulmonares crônicas, como aponta um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista norte-americana JAMA Internal Medicine.
 
- Os efeitos do tabagismo crônico nos pulmões e na saúde em geral são muito subestimados e as doenças pulmonares são frequentes entre os fumantes cujos testes de capacidade respiratória deram resultados normais - afirma James Crapo, professor de medicina no National Jewish Health de Denver, nos Estados Unidos.

Pesquisa mostra que o cigarro é pior do que se pensava
 
O estudo se baseou em 8.872 indivíduos com idades entre 45 e 80. A maior parte deles fumou durante uma média de 35 anos, enquanto outros mantiveram o hábito do tabaco por até 50 anos.

O resultado da pesquisa, que considerou outros critérios clínicos relacionados a funções físicas e respiratórias ao realizar exames por meio de um scanner, é que 55% das pessoas declaradas saudáveis sofrem de doenças pulmonares crônicas.
 
O scanner mostrou, por exemplo, que 42% dos participantes sofria enfisema ou espessamento das vias respiratórias e que cerca de 23% apresentava um espessamento acentuado das paredes respiratórias. Em termos gerais, a pesquisa ressalta o que já se sabia anteriormente: tanto os fumantes como os ex-fumantes têm uma qualidade de vida pior em comparação àqueles que nunca fumaram.

Cigarro eletrônico pode ser de 5 a 15 vezes mais cancerígeno

Muitas pessoas com histórico de tabagismo estão, provavelmente, nas fases iniciais de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, como enfisema e bronquite crônica. Ambas as complicações são a terceira causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com os pesquisadores. Além disso, estas doenças raramente ocorrem em pessoas com menos de 55 anos.
 
Uma pesquisa recente mostrou que o exame com scanner para pessoas que fumaram um maço de cigarros por pelo menos 30 anos pode permitir claramente detectar câncer de pulmão precoce e ajudar a reduzir a mortalidade em 20%.

Leia mais sobre saúde e bem-estar
 
- Esperamos que este estudo ajude a desmascarar o mito do fumante saudável e aumentar a conscientização sobre a importante prevenção do tabagismo - acrescenta Elisabeth Regan, professora assistente de medicina no National Jewish Health.
 
*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias