Notícias



Cara de inverno

Semana começa com chuva e termina com frio no RS

Meteorologista prevê chance de grande volume de chuva na terça e na quinta-feira, e avanço de uma massa de ar polar que deve derrubar a temperatura para menos de 5ºC no sábado

29/06/2015 - 18h12min

Atualizada em: 29/06/2015 - 18h12min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Ricardo Duarte / Agencia RBS

Os gaúchos devem ter, finalmente, uma semana com "cara de inverno" no inverno. Depois de uma semana de estreia da estação com sol e temperaturas amenas, os próximos dias devem ser marcados por precipitações e, ao final, pelo aguardado frio.

chuva, que já chegou a grande parte do Estado nesta segunda-feira e, atinge a Região Metropolitana e a Serra ainda nesta noite, se intensifica na terça. De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, acompanha de trovoadas e rajadas de vento, a chuva deve vir em grande volume.

Inverno deve ser marcado por mais chuva e menos frio

Na região das Missões, são esperados entre 50 e 60 milímetros, enquanto na Serra e na Grande Porto Alegre, de 20 a 30 milímetros. A média do mês no Rio Grande do Sul varia entre 140 e 180 milímetros.

- Não é um valor absurdo para junho, que é um mês chuvoso, assim como julho. Mas se levar em conta que pode chover quase a metade da média mensal em apenas 24 horas, é bastante chuva - avalia Pinheiro.

Veja qual a previsão para a sua cidade

Segundo ele, há chance de alagamentos, mas somente pontuais e passageiros, principalmente no Noroeste. A temperatura cai alguns graus com relação à segunda-feira. Enquanto hoje Porto Alegre teve máxima de 23,8ºC, na terça, a temperatura não deve passar dos 20ºC.

Na quarta-feira, a chuva enfraquece. Além de mais fraca, deve ocorrer somente pela manhã. Na quinta, outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul e provoca pancadas de chuva, possivelmente fortes, a partir da tarde. Junto com ela vem uma massa de ar polar, que provoca declínio da temperatura para até 10ºC.

Estado registrou temperatura negativa antes do inverno

Mas é a partir de sexta-feira, quando a frente fria perde força e o sol toma conta a partir da tarde, que o ar polar ganha força e derruba as temperaturas para até 4ºC no Estado.

- Sábado e domingo deve ser bem frio, com chance de geada, principalmente no Interior - acrescenta o meteorologista.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias