Notícias



Ruas da Capital

Ajude a fiscalizar: marquises do Centro de Porto Alegre precisam de melhorias

Smurb está fiscalizando as estruturas no Centro e a população também pode ajudar

30/07/2015 - 07h01min

Atualizada em: 30/07/2015 - 07h01min


Rosângela Monteiro
Enviar E-mail
Ricardo Duarte / Agencia RBS

Na hora do aperto, leia-se uma chuva forte que veio sem aviso, quem está na rua sem guarda-chuva só pensa em correr para baixo de marquises e sacadas. No Centro de Porto Alegre, há centenas delas, e muitas estão precisando de um ajuste para não oferecer perigo a quem só procura abrigo.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) está fiscalizando estas construções na região - só na Rua dos Andradas, das 157 marquises e sacadas, 70% estavam em situação irregular, e os proprietários dos imóveis podem ser autuados, se não providenciarem o conserto.

A população também pode ajudar na fiscalização. Nesta semana, o Diário Gaúcho percorreu ruas como a Siqueira Campos, General Câmara, Andradas e Andrade Neves, no Centro, com o engenheiro Rafael Guilhon, coordenador de prevenção da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), para identificar os problemas - todos os proprietários destes locais devem ser notificados para realizar o conserto.

Depois da chuva, buraqueira toma conta de ruas de Porto Alegre e da Região Metropolitana

Se você deparar com algum deles em qualquer ponto da Capital, saiba como fazer sua denúncia chegar em quem pode resolver o problema.

Leia outras notícias de Porto Alegre

Os sete problemas principais

- Por falta de impermeabilização na marquise, partes do reboco - podem ser pastilhas também - estão descolando e caindo no chão. A marquise pode não vir inteira abaixo, mas um pedaço de reboco caindo pode machucar quem está passando pela calçada.

 
Fotos: Ricardo Duarte/Agência RBS

- Cartazes de propaganda podem representar perigo, se a marquise onde ele está não tiver laudo estrutural que comprove que suporta o seu peso.

 

- Carga excessiva é um problema, porque a marquise pode não ter sido projetada para receber este peso extra. As máquinas de ar-condicionado, que podem pesar mais de 70kg cada, não devem ser simplesmente colocadas lá. É necessário que a marquise esteja preparada para recebê-la. O cuidado neste caso é redobrado porque a água que sai da máquina pode piorar casos de infiltração. 

 

- A infiltração é um dos piores problemas numa marquise. Nesta, até uma planta está nasceu ali devido à infiltração, um perigo porque corrói o ferro que sustenta a marquise, podendo causar sua queda.

 

- Aparelhos de ar-condicionado devem estar apoiados e presos nas paredes, não apenas encaixados em cima do ferro de sustentação das sacadas, como parece ser o caso deste. Um vento ou uma chuva mais fortes podem fazer com que eles venham abaixo.

 

- Fissuras aparecem pelo excesso de carga em cima da estrutura e por falta de manutenção. Ela é o início de um problema que pode causar rachadura. Quando chega a este ponto o prédio deve ser interditado.

 

- Neste caso, a situação é crítica porque a armadura, aquela base de ferro que sustenta a marquise, está bem exposta. Provavelmente, um caminhão bateu nela, e o ferro está exposto a sol e chuva, o que pode causar sua corrosão.

 

Leia outras notícias do dia

Fique atento

- O que diz a lei: a lei municipal 6.323/88 determina que os proprietários ou responsáveis pelos prédios apresentem a cada três anos o laudo de estabilidade estrutural na sede do EdificaPOA (Rua Siqueira Campos, 805), dirigido à Secretaria Municipal de Urbanismo. A multa por descumprimento é de R$ 1.648,25.

- Quem deve prestar contas: os proprietários ou responsáveis pelos prédios que possuem marquises ou sacadas projetadas sobre o passeio público. 
 
- Denúncias: a população pode ajudar na fiscalização fazendo denúncias pelo telefone 156 da prefeitura.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias