Empreendedorismo
Americana de 13 anos fica rica depois de criar agência de babás
Adolescente teve a ideia porque estava cansada das babás que seus pais contratavam
Uma adolescente de 13 anos apostou e agora ganha muito dinheiro com a própria empresa. Em 2012, Noa Mintz, cansada das babás que seus pais contratavam, resolveu criar uma agência que reunia cuidadoras "interativas, criativas e confiáveis". A ideia deu certo e hoje, com 15 anos, vê a "Nannies by Noa" deslanchar a cada dia.
Atualmente a empresa fatura US$ 300 mil por ano, cerca de R$ 966 mil. Há dois anos, a firma fundada pela jovem americana juntava 50 clientes fixas. Neste ano, já são 200.
As babás selecionadas são entrevistadas e têm contatos e históricos checados antes da contratação. As profissionais são oferecidas para famílias com residência em Nova York.
- Sempre imaginei que pais em Nova York queriam esse serviço, então comecei (a empresa) bem pequena. Acreditava em qualidade ao invés de quantidade. Com o aumento da demanda, a empresa cresceu também, porque as pessoas gostavam das nossas babás e do serviço que eu estava oferecendo - disse Noa Mintz ao programa Outlook da BBC.
Foto: Divulgação
A jovem empreendedora ganhou fama após dar entrevistas a jornais, sites e programas populares de TV. O crescimento da empresa obrigou a adolescente a mudar seu escritório: abandonou o quarto de sua casa para ocupar um espaço num prédio em Manhattan.
- As pessoas podem me julgar pela minha idade. Tudo bem. A idade é só um número. Eu não tenho uma formação em negócios, mas acho que eu mesma me ensinei.
Para auxiliá-la na administração do negócio, contratou uma CEO (presidente executiva).
- Estamos muito bem juntas. Se eu tenho mais trabalhos na escola, ela assume um pouco das minhas funções. Se eu tiver menos, assumo um pouco do trabalho dela. Então equilibramos as funções.
Allison Johnson, a executiva indicada para a função, não fazia ideia que sua chefe seria uma adolescente antes da contratação, segundo a BBC.
- O comportamento dela no trabalho e a maneira como ela trabalha não parece que ela é uma adolescente. Mas nunca pareceu desconfortável.
Bom histórico
Noa é empreendedora desde cedo. Em um verão há alguns anos, fez limonada para vender. Acumulou US$ 20. No ano seguinte, também na mesma época, expandiu e começou a vender cookies, cupcakes, brownies, chá gelado, além de limonada. Apesar da quantidade, o dinheiro rendeu menos, apenas US$ 15. No terceiro e último ano começou a oferecer cookies e cupcakes, quando lucrou US$ 25. Foi aí que percebeu que ganhava dinheiro vendendo menos coisas.
- Este foi o meu primeiro momento 'Meu Deus' no mundo dos negócios. Descobrir que o importante é qualidade e não quantidade. Você tem que começar pequeno e se focar numa coisa que você faz bem e, então, crescer - conclui Noa.
* Diário Gaúcho