Notícias



Seu problema é nosso

Árvore está bloqueando passagem de pedestres em Alvorada

Com cerca de 5m, ela caiu após as chuvaradas das últimas semanas

31/07/2015 - 08h41min

Atualizada em: 31/07/2015 - 08h41min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Uma árvore com cerca de 5m de comprimento atrapalha a vida de quem circula pela Rua Alberto Bins, no Bairro Jardim Porto Alegre, em Alvorada.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Ela veio abaixo depois da chuvarada da semana passada e, desde então, bloqueia totalmente a calçada, forçando os pedestres a andarem pelo meio da via. A árvore está dentro de um terreno particular onde moram três famílias.

Aviso prévio

Além de arrancar fios elétricos, a arvore destruiu o muro da propriedade. A autônoma Carmen Regina Félix dos Santos, 58 anos, uma das moradoras do terreno, já havia avisado a prefeitura de que esta e outras três árvores do pátio corriam risco de cair e, mesmo assim, nada foi feito.

- Quando uma das árvores caiu, na semana passada, voltei à prefeitura e um dos funcionários queria me cobrar R$ 500 para cortar cada uma. Não temos condições financeiras de pagar - lamenta.

No início do ano passado, o galho de uma das árvores caiu em cima do telhado da casa de Carmen.

Segundo ela, os bombeiros foram até a residência para retirar o galho, mas não tinham o material adequado para serrar a madeira.

- Tivemos que deixar assim mesmo e contar com a sorte. Tenho que agradecer por essa árvore não ter caído em cima da nossa casa, mas, e a próxima? - indaga.

Por conta da omissão de serviço dos responsáveis, o filho de Carmen, Éverton dos Santos, 36 anos, até tentou fazer a retirada por conta própria, mas a empreitada não deu certo.

Prefeitura vai retirar hoje

A prefeitura de Alvorada se comprometeu a ir hoje até o local. A Secretaria do Meio Ambiente alega não ter sido avisada da situação anteriormente, mas já prontificou sua equipe para fazer a retirada da árvore e avaliar as outras. De acordo com a assessoria de imprensa, árvores que correm o risco de cair e estão dentro de propriedades particulares devem receber manutenção dos proprietários. Se a pessoa não tem condições financeiras, ela deve comprovar apresentando algum documento de desemprego ou que está cadastrada em programas sociais de baixa renda e, então, avisar a Smam da situação das árvores.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias