Notícias



Espaço do Trabalhador

Como ser um profissional inovador em seis passos

Especialista explica o conceito e dá orientações sobre como inovar, característica muito valorizada pelas empresas

30/07/2015 - 13h31min

Atualizada em: 30/07/2015 - 13h31min


Bruno Alencastro / Agencia RBS

Uma pesquisa recente da consultoria PwC apontou que 64% dos presidentes de empresas consideram a capacidade de inovar mais importante do que a eficiência operacional dos funcionários.
 
Mas, afinal, o que é inovar?

Segundo o especialista em gestão André Galassi, inovar é estar constantemente atualizado com as transformações do seu ramo de atuação e antecipar tendências. É encontrar soluções que trazem mais benefícios para pequenos ou grandes problemas ou mesmo buscar uma maneira nova de resolver um mesmo problema, otimizando o resultado e agregando valores.

Confira os 11 cargos mais difíceis para recolocação no mercado
 
Ele explica que, ao contrário do que muitos acreditam, inovar não significa, necessariamente, reinventar alguma coisa, mas sim quebrar padrões e resolver problemas ou mesmo se antecipar a eles.

André ressalta que o processo de inovação não é algo sem método. Ao contrário, ele pode e deve seguir etapas:

- Para inovar, em primeiro lugar é preciso entender quais são os obstáculos que sua empresa tem que superar para atingir os mercados que deseja. O próximo passo é conhecer as tecnologias necessárias para a implementação do processo, trazê-las para a empresa e entender como aplicá-las. Com a tecnologia aplicada, é hora de avaliar os resultados que a inovação trouxe para a organização e, a partir dos dados obtidos, entender como prosseguir no processo de inovação.

Taxa de desemprego em junho é a maior dos últimos cinco anos
 
Para quem deseja se destacar na carreira e nos negócios, o especialista aponta os seis passos necessários para se tornar um profissional inovador. Confira!

1. Arrisque

Toda inovação traz em si um pouco de incerteza, mas é preciso ser otimista e arriscar para que o processo de inovar se realize. O profissional inovador sabe que é necessário enxergar o copo meio cheio ao invés de meio vazio para intuir novos caminhos e buscar soluções para os problemas. 
 
2. Motive-se

A automotivação é fundamental tanto para você quanto para sua equipe. Mudanças exigem quebra de paradigmas e normalmente geram desconfiança, porque sair da zona de conforto é difícil para muita gente. Quando você se mantém motivado, contagia aos demais e isso retorna para todos em forma de resultados.

3. Comprometa-se

Mudanças exigem persistência e resiliência. Para inovar é preciso manter o foco e a responsabilidade na criação do novo processo, com comprometimento e muita disciplina.
 
 4. Olhe o todo

Para inovar em qualquer tipo de processo, é preciso olhar para o cenário completo em que ele se insere. Somente com uma visão global da área de atuação é possível avaliar o que pode ser melhorado ou transformado.
 
5. Seja seguro

Para inovar em uma empresa é preciso convencer os demais envolvidos dos benefícios que o processo trará. Para isso, é fundamental estar seguro quanto a importância do que se propõe e passar segurança ao falar sobre o assunto. O caminho mais simples para adquirir esta confiança é estudar muito sobre o tema e suas variáveis.
 
6. Compartilhe

Para ganhar a validação necessária para que sua ideia seja executada é muito importante saber dividir. Quando você se mostra aberto ao diálogo, ao compartilhamento e à colaboração, consegue engajar outros para apoiarem sua ideia.

Receita simplifica solicitação do CNPJ

O especialista André Galassi ainda complementa:

- Vivemos em um momento de instabilidades econômicas e mudanças rápidas. Neste cenário, inovação é fundamental. Inovar é cuidar para que as organizações permaneçam competitivas, os negócios permaneçam vivos e o planeta mais sustentável.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias