AN Jaraguá



Portal Jaraguá

Débora Remor: Eixo Leste é porta de entrada para 65% dos caminhões que passam por Jaraguá do Sul

Quase a metade dos caminhões, entretanto, não leva carga e usa a via como passagem - congestionando os bairros e o Centro da cidade

01/07/2015 - 11h23min

Atualizada em: 01/07/2015 - 11h23min


Um terço das cargas que passam por Jaraguá do Sul entram pela BR-280 vindo de Guaramirim, mas o Eixo Leste - que inclui o caminho de Schroeder e a Figueira pela SC-108 - absorve 65% deste fluxo. O restante tem origem na SC-110, por Pomerode, e pela 280 vindo de Corupá.

Quase a metade dos caminhões, entretanto, não leva carga e usa a via como passagem - congestionando os bairros e o Centro da cidade. A constatação veio do levantamento feito pela Urbtec para o diagnóstico do trânsito, a ser concluído em outubro, para balizar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade

- Isso justificaria um contorno rodoviário, já que muitos não tem nem origem nem destino na cidade de Jaraguá do Sul - afirmou o engenheiro da empresa, Gustavo Taniguchi.

O problema deve ser amenizado com o novo traçado da rodovia - que segue pelo túnel do Vieira até o bairro Três Rios do Norte e Tifa Monos. Mas a estrutura não deve ser levada em conta no Plano, já que o cronograma das obras de duplicação da BR-280 são incertos - desde a desapropriação, passando por atraso no repasse de recursos federais e complicações climáticas.

Leia outras notícias de Jaraguá do Sul e região

Descargas
Entre 20 e 43% dos caminhões faz a carga ou descarga dos produtos na via pública, quando o recomendado é utilizar garagens ou pátios específicos.

Coletivo
O transporte coletivo é utilizado por apenas 19% das pessoas que precisam se deslocar na cidade. A baixa adesão não é novidade, mas com dados técnicos que comprovem isso, devem ser ainda maiores as exigências por mais qualidade do serviço da próxima concessionária. O contrato com a Canarinho termina em agosto do ano que vem.

Modais
A boa notícia trazida pelo levantamento de tráfego da Urbtec é que 24% dos deslocamentos da cidade são feitos a pé e 11% de bicicleta. Já o carro e a moto respondem por 46%. O aumento da segurança nas ciclovias e a preocupação com calçadas e acessibilidade pode aumentar ainda mais a quantidade de pessoas que deixam os veículos em casa.


Violência
A Rua Manoel Francisco da Costa aparece em quarto no ranking das vias com o maior número de acidentes; mas ela lidera o ranking quando o quesito é gravidade. A rua - que liga a BR-280 desde o Vieira ao município de Schroeder, e dá acesso a Santa Luzia - foi a mais violenta de 2014, com cinco vítimas fatais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias