Trânsito



Um longo caminho

Duplicação da RS-118 deve ser retomada em até 60 dias

Compromisso foi assumido por Secretaria Transportes e Mobilidade e Daer, que projetam finalização das obras em três anos

30/07/2015 - 18h59min

Atualizada em: 30/07/2015 - 18h59min


Carlos Macedo / Agencia RBS
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Depois de nove meses parada, a duplicação da RS-118 serão retomadas em até 60 dias, de acordo com confirmação do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Ricardo Nuñez. O projeto foi lançado em 1996, mas as obras tiveram início dez anos depois e estão paradas desde outubro de 2014 por falta de recursos, de acordo com a Secretaria dos Transportes e Mobilidade.

Conforme Westphalen, por determinação do governador José Ivo Sartori, desde o início do ano a Secretaria trabalha no diagnóstico e desentrave do reinício da obra.

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- Nesse período, conseguimos planejar e fazer um remanejamento orçamentário para destinar os recursos necessários. As empresas já foram notificadas para começar logo as obras mais emergenciais, e a ideia é que não parem mais - afirmou.

Segundo Nuñez, o Daer já mantém diálogo com as empresas envolvidas para que se organizem para a continuidade dos serviços.

- A Conterra, responsável pelo Lote 3, deve concluir em um primeiro momento a execução do bueiro da Avenida República. A Sultepa (Lote 2) e Triunfo (Lote 1) também estão em tratativas para garantir o reinício de forma estruturada - destacou.

A autarquia finalizou o novo cronograma de obras, que devem estar concluídas em até três anos.

As obras abrangem 22 quilômetros entre os municípios de Sapucaia do Sul e Gravataí, passando, ainda, por Esteio e Cachoeirinha.

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O valor já gasto na duplicação, que foi projetada pela primeira vez em 1996, chega a R$ 65,9 milhões. Os valores originais previstos nos contratos de cada um dos três trechos licitados separadamente - o que também complica a uniformidade da duplicação - somam R$ 127,6 milhões. Como eles foram assinados entre 2006 e 2012 com previsão de reajustes, o valor final já supera os R$ 200 milhões.

O trecho mais adiantado é o de Gravataí, e o mais atrasado, o de Sapucaia do Sul. Em todos eles, falta ainda concluir seis viadutos ou passagens, deslocamentos de postes de energia e o recuo do cemitério de Sapucaia.

A SITUAÇÃO POR TRECHO

1) Km 0 ao km 5
Construtora: Conterra
Andamento da obra: 7%
Valor inicial previsto: R$ 36,8 milhões

2) Km 5 ao km 11
Construtora: Sultepa
Andamento da obra: 50%
Valor inicial previsto: R$ 57 milhões

3) Do km 11 ao km 22
Construtora: Triunfo
Andamento da obra: 71%
Valor inicial previsto: R$ 33,8 milhões


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