Notícias



Susto nos apressadinhos

Fiscais especiais estão de olho no trânsito da Zona Sul da Capital

Para fazer os motoristas reduzirem a velocidade, líder comunitário fez uma invenção que está dando o que falar

04/07/2015 - 08h05min

Atualizada em: 04/07/2015 - 08h05min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Enilson usa bonecos e câmeras para dar um susto nos apressados

Na tentativa de alertar os motoristas a reduzirem a velocidade para 40km/h na Avenida Oscar Pereira, próximo ao número 7.010, na Vila Parque Belém, em Porto Alegre, o líder comunitário Enilson Gambarra, 56 anos, colocou dois "fiscais especiais de trânsito" na beira da via. A diferença é que eles não falam, não se movem e ficam na rua com sol ou chuva: são manequins.

Munidos com câmeras de vídeo antigas - um deles usa até colete que lembra o dos fiscais da EPTC -, há duas semanas os dois bonecos estão sendo posicionados todos os dias para assustar os mais apressados que cruzam a principal via de ligação entre o Extremo-Sul e a área central da cidade.

 
Enilson e sua dupla de agentes: vale tudo para ter um trânsito mais seguro - Fotos: Mateus Bruxel

Os cerca de 200m têm uma sequência de três curvas fechadas e apresentam placas nos dois sentidos sinalizando a velocidade e o perigo do trecho. Nem assim, conta Enilson, os motoristas tiram o pé do acelerador.

Há duas semanas, um menino de oito anos foi atropelado. Em casa, o líder coleciona fotos dos acidentes que ocorreram na frente de sua casa ao longo de mais de meio século.

- Os manequins foram uma alternativa quase desesperada de pedir educação aos motoristas. Pelo menos, quando eles enxergam as câmeras, tomam um susto - conta.

 
Câmeras antigas servem dar um sustinho

Manequins

Pelas paredes, muros e postes da via, Enilson ainda pintou em vermelho a velocidade permitida na avenida.

 
Muros também ganharam alerta

Nos 30 minutos em que a reportagem do Diário Gaúcho esteve no local, pelo menos dez motoristas pisaram no freio quando avistaram o manequim com colete nas cores azul e amarelo. Para chamar ainda mais a atenção, o líder comunitário colocou outros dois manequins infantis na calçada do outro lado da pista.

- Tem areião no asfalto, bem na curva. Isso atrapalha, principalmente, os motociclistas mais velozes. Quando olham de longe as crianças, acabam reduzindo automaticamente - revela Enilson.

Promessa de mais fiscalização

Em 2008, depois de inúmeros protestos da comunidade, uma sinaleira para pedestres foi instalada próximo ao número 7.010. Nem assim, o problema com os apressados acabou.

Segundo a assessoria da EPTC, o local já é monitorado pelos fiscais do órgão. A EPTC promete intensificar a fiscalização do trecho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias