Notícias



Pela internet

Jovem tenista lança campanha para estudar inglês no exterior

Jovem do projeto social WinBelemDon tem campanha lançada na internet para obter quantia que a levará a estudar inglês em outro país

30/07/2015 - 07h02min

Atualizada em: 30/07/2015 - 07h02min


Carlos Macedo / Agencia RBS

Uma corrente online se formou para ajudar a tenista Jaleska Mendes, 20 anos, do Bairro Belém Novo, em Porto Alegre, a realizar uma viagem que poderá mudar o seu destino. Integrante há 12 anos do projeto social WinBelemDon, que ensina tênis a crianças e adolescentes carentes, Jaleska ganhou uma bolsa universitária nos Estados Unidos, a partir de 2016. Antes, porém, precisa reunir R$ 12 mil que lhe permitirão fazer um intensivo de inglês fora do Brasil, a partir de agosto. 

Jovem promessa do atletismo começou a carreira com tênis doados

Filha da doméstica Maria Teixeira, 50 anos, e do garçom Jair Mendes, 53 anos, Jaleska é um exemplo de quem luta pelos objetivos. Aos oito anos, foi apresentada ao WinBelemDon na escola onde cursava o segundo ano do ensino fundamental. Inscreveu-se, mas as vagas acabaram antes que conseguisse ingressar. 

Gaúcho de 17 anos é número 1 do ranking brasileiro de golfe amador

- Não desisti, só esperei mais um pouco. Meu irmão Jair, na época com dez anos, tinha conseguido entrar, mas desistiu um ano depois por conta da asma. Agarrei a chance - recorda.

Ela nunca mais deixou o esporte. Pelo contrário, até hoje treina cinco manhãs por semana no projeto. Em 2013, tornou-se juíza de linha profissional, atuando em competições nacionais pelo Brasil. Desde o ano passado, cursa Educação Física na Faculdade Sogipa, com bolsa de estudos conquistada por meio do WinBelemDon.

- O projeto e o tênis influenciaram nas minhas decisões e nos caminhos da minha vida, pois abriram muitas portas para eu construir um futuro diferente da realidade da maioria dos moradores do meu bairro - reforça.

Estudo

Dificuldades nunca foram empecilho para Jaleska desistir de continuar. E o exemplo de determinação dela chegou a uma empresa paulista, a Daquiparafora, que assessora atletas e estudantes em universidades nos Estados Unidos. Em 2013, a jovem recebeu a proposta de cursar a faculdade fora do Brasil.

Por não ter inglês avançado, decidiu estudar a língua para fazer os testes necessários de fluência no idioma. No início deste ano, Jaleska foi reprovada os testes. Nem assim, desistiu. Por isso, está tentando reunir o dinheiro necessário para fazer um curso intensivo nos Estados Unidos ou na Inglaterra. 

- Já ganhei a passagem e a hospedagem. Mas me falta o dinheiro para me deslocar na cidade e para me alimentar durante três meses. Se eu conseguir, vou estudar inglês seis horas por dia - justifica.

Na casa onde mora com os pais, o irmão Javyer, 22 anos, estudante de Geografia, e o irmão Jair, 15 anos, que desde os oito também está no WinBelemDon, Jaleska utiliza as tardes para aperfeiçoar o inglês. O apoio da família tem sido fundamental para seguir praticando o esporte e desejando estudar fora.

- Nunca poderia imaginar que, aos 20 anos, eu estaria tão próxima de fazer uma faculdade em outro país. Para seguir firme, penso um objetivo de cada vez para seguir firme. Meu futuro já mudou tantas vezes que, neste momento, meu foco é o intercâmbio. Depois, passar nos testes. Em seguida, fazer a faculdade.

Leia outras notícias do dia

Garra

Apesar de ter o tênis como esporte favorito, Jaleska admite não ter ídolos vinculados à prática que exerce há 12 anos. A jovem prefere admirar pessoas que não desistem dos seus sonhos, independentemente dos problemas encontrados até conquistá-los.
Na semana passada, mais uma barreira desafiou Jaleska. Ela teve o visto negado pela embaixada norte-americana.

Se antes o curso intensivo seria realizado em Los Angeles (EUA), agora a meta é chegar a Londres (Inglaterra). O problema é que os R$ 6,7 mil arrecadados até agora na campanha online não são suficientes para os três meses na Europa: 

- Continuo com a mesma garra de sempre. Luto porque vai dar certo. Não será um não que vai fazer eu desistir de ter um futuro melhor.

Para ajudar
http://www.kickante.com.br/campanhas/um-ace-para-o-futuro

Para conhecer o projeto WinBelemDon
- wimbelemdon.com.br

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias