Porto Alegre



BikePoa

Licitação prevê o dobro de estações de bicicletas de aluguel em Porto Alegre

Concorrência será realizada por meio de pregão eletrônico, conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, até setembro

29/07/2015 - 11h11min

Atualizada em: 29/07/2015 - 11h11min


Leia todas as notícias do dia
Leia todas as notícias de Porto Alegre 
Leia todas as notícias de trânsito

Bruno Alencastro / Agencia RBS

A licitação do sistema de aluguel de bicicletas de Porto Alegre, o BikePoa, terá o dobro de estações existentes atualmente em Porto Alegre. De 40, passará para 80 até o final do futuro contrato. A concorrência será realizada por meio de pregão eletrônico, conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, e a atual operadora, a Serttel, poderá participar. O prazo para renovação do serviço é setembro deste ano.

Mitos e verdades sobre a bicicleta no trânsito

- O que nós queremos é ter um operador que mantenha a boa qualidade do serviço - disse o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

Apesar de Cappellari considerar que o serviço tem qualidade, há problemas, já apontados em reportagem de Zero Hora. Pablo Weiss, da Associação dos Ciclistas de Porto Alegre (ACPA), sugere três prioridades para o futuro do sistema: melhorar a manutenção das bicicletas, distribuir as estações por outras regiões que não os bairros mais centrais e reduzir o valor. Atualmente, o passe mensal custa R$ 10 e o diário, R$ 5.

- Se sabe que há um número elevado de viagens e de usuários. Portanto, o valor poderia ser reduzido - opinou.

Em funcionamento desde setembro de 2012, o BikePoa teve 674 mil viagens desde então. São 400 bicicletas à disposição para uso dos 153 mil cadastrados no sistema. A estação mais procurada é a da Usina do Gasômetro, seguida por Parcão, Redenção Mercadinho e Shopping Praia de Belas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias