Notícias



Transporte

Linhas da Vicasa entre Canoas e Capital tiveram horários alterados, mas os passageiros não gostaram

A queixa é geral na fila dos ônibus, no Terminal Conceição, no Centro de Porto Alegre

06/07/2015 - 07h02min

Atualizada em: 06/07/2015 - 07h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Usuários estão ficando mais tempo na fila do Terminal Conceição

Desde o começo de junho, passageiros da Vicasa que utilizam as linhas entre Canoas e Porto Alegre foram surpreendidos com a mudança e a redução de horários. De acordo com a empresa, 20% dos horários foram suprimidos ou alterados. As modificações começaram a valer a partir de 7 de junho.

Elas ocorreram nos horários "em que se percebeu que havia demanda muito baixa de passageiros", segundo o superintendente de operações da Vicasa, Vagner Costa Leite. Ao todo, foram modificados 170 de todas as linhas entre 8h e 16h30min. A empresa ressalta, porém, que os de pico - das 5h às 8h e das 16h30min às 19h - não sofreram mudança.

Mas os passageiros já colecionam reclamações. O intervalo entre um ônibus e outro da linha Guajuviras Canoas, no sentido Porto Alegre, à noite, chega a duas horas.

Espera dolorida

Morador de Canoas, o secretário de escola Cristian Goulart precisou trocar o horário de trabalho para se adaptar às mudanças da linha Harmonia:

- Provisoriamente, estou conseguindo entrar e sair mais cedo. O ônibus (do meio-dia) nunca vinha lotado, estava sempre 70% ocupado. À noite, os intervalos estão em mais de uma hora - queixa-se Cristian.

Moradora do Bairro Mathias Velho, em Canoas, a aposentada Tereza Saldanha, 68 anos, reclama que tem ficado mais tempo na fila no Terminal Conceição, para voltar para casa:

- Estou há quase uma hora esperando. As pernas doem.

 
Jéssica está perdendo tempo que poderia ser gasto estudando - Fotos: Ronaldo Bernardi

A mudança está roubando uma hora a mais do dia da estudante Jéssica de Oliveira, 22 anos, moradora do mesmo bairro e que vem à Capital diariamente fazer cursinho para concurso. Ela fica mais tempo esperando ônibus, enquanto poderia estar estudando.

- Essa fila que tem agora não tinha antes. e os ônibus nunca vieram vazios. Ficou muito confuso, porque tem muita gente que não entendeu a mudança e está perdendo ônibus.

Ponto de informações

 
Alexandro vê a fila aumentar na frente do seu comércio

Proprietário de um comércio de alimento no Terminal Conceição, Alexandro Garcia,
38 anos, virou ponto de informação desde que as alterações começaram a valer.

Embora admita que o movimento de clientes aumentou, já que os passageiros ficam mais tempo na fila, considera injusto diminuir horários.

Metroplan avalia mudanças

Diretor de Transportes da Metroplan, Vinício Salvagni afirma que as mudanças foram feitas com base em levantamento da Vicasa. Já o superintendente de operações da Vicasa, Vagner Costa Leite, salienta que as mudanças não são fixas e orienta os usuários a ligarem para Vicasa e Metroplan.

- Estamos reavaliando se há necessidade de voltar alguns horários.

Não gostou das mudanças? Reclame!
/// Vicasa: 3462-3200
/// Metroplan: 0800-510-4774

Veja as linhas que foram alteradas
/// Fátima Canoas/Poa, Poa/Fátima Canoas
/// Fátima Humaitá/Poa, Poa/Fátima Humaitá
/// Industrial/Poa, Poa/Industrial
/// Estância Velha/Poa
/// Poa/Estância Velha/Guajuviras
/// Rio Branco
/// Guajuviras Cachoeirinha/Poa, Poa/Guajuviras Cachoeirinha
/// Harmonia/Poa, Poa/Harmonia
/// Mathias Velho/Poa, Poa/Mathias Velho
/// Guajuviras Canoas/Poa, Poa/Guajuviras Canoas
/// São Luiz Igara/Poa, Poa/São Luiz Igara


MAIS SOBRE

Últimas Notícias