Notícias



Após morte de menino

Ministério da Saúde libera 20 mil doses de vacina contra meningite em Cachoeirinha

População entre 12 meses e 20 anos incompletos poderá se vacinar contra a meningite do tipo C no município da Região Metropolitana

30/07/2015 - 19h37min

Atualizada em: 30/07/2015 - 19h37min


WhatsApp / Reprodução
Cerca de cem pessoas protestaram contra a morte do menino na noite desta quinta-feira

Toda a população entre 12 meses e 20 anos incompletos poderá se vacinar contra a meningite do tipo C em Cachoeirinha. A pedido da Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha e da Secretaria da Saúde do Estado, o Ministério da Saúde liberou 20 mil doses de vacina contra o meningococo tipo C, o mesmo que causou a morte do menino Matheus Silva na madrugada desta quinta-feira. A vacinação ocorrerá em todos os 17 postos de saúde UBS e ESF da cidade, a partir desta sexta-feira, inclusive no sábado e domingo.

Ele era morador do Bairro Fátima, em Cachoeirinha, e deu entrada no posto de saúde às 10h de quinta-feira, com febre, vômito e tosse.

Cerca de cem pessoas protestaram contra a morte do menino na noite desta quinta-feira, na Rua Rondina, no Bairro Fátima.

O reinício das aulas da rede municipal, que ocorreria no dia 3 de agosto, foi adiado para o dia 10 de agosto, a fim de evitar aglomerações nos ambientes escolares.

Surto comunitário

No início do mês, foi registrado surto comunitário na cidade, no Bairro Jardim Betânia: houve quatro casos documentados de meningite C, e duas crianças morreram. Um mutirão vacinou 1,6 mil moradores contra meningite na região, mas o bairro onde Matheus morava não foi alvo das vacinas. A Justiça chegou a determinar a ampliação da aplicação das doses em todo o município, porém, a prefeitura de Cachoeirinha alegou que não havia como cumprir a decisão.

- Como tivemos mais um caso fora daquela região, é sinal de que o foco da doença não foi identificado. É um problema de saúde na cidade. Não dá para arriscar e esperar que vire uma epidemia - disse o secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha, Amir da Costa.

Saúde

Conforme o último balanço da Secretaria da Saúde, o Estado registrou 13 mortes causadas por meningite bacteriana em 2015, contra três e 2014. Foram 48 casos confirmados de meningite bacteriana, contra 35 no ano passado. Dos óbitos confirmados em 2015 pela doença, quatro foram provocados pela meningite do tipo B, quatro pelo tipo C e cinco não foram identificados.

Alerta para os sintomas

- Meningites virais: é o tipo menos agressivo da doença, com sintomas parecidos com os de gripes e resfriados.
- Bacterianas: febre alta, vômitos, dores de cabeça e no pescoço.

Previna-se

- Use lenços descartáveis e evite toalhas de pano.
- Mesmo se não estiver gripado, não compartilhe copos, talheres e toalhas.
- Em dias frios, deixe o ambiente ventilar por, ao menos, uma hora.
- Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto.
- Se apresentar sintomas como febre alta, vômitos e dores de cabeça e no pescoço, procure uma unidade de saúde. Caso se trate de criança, avise a direção da escola.

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias