Notícias



Isolados

Novas imagens mostram tribo que vive isolada na Floresta Amazônica

Governo do Peru tentará contato com os indígenas pela primeira vez

23/07/2015 - 16h09min

Atualizada em: 23/07/2015 - 16h09min


Reprodução / facebook.com
Tribo Mashco Piro está emergindo da floresta e interagindo com ocupantes de outras áreas

O governo do Peru tentará um contato pela primeira vez com uma tribo amazônica que vive de forma isolada na selva. O objetivo é aliviar as tensões com aldeias vizinhas após um ataque com arco-e-flecha em maio.

De acordo com a Reuters, a tribo Mashco Piro está emergindo da floresta e interagindo com ocupantes de outras áreas. Especialistas tentarão entender o motivo desse comportamento. Segundo a vice-ministra da Cultura, nos últimos anos, os índios foram vistos buscando facões e comida fora da região em que vivem, no Parque Nacional Manu, no sudeste do Peru.

Diploma ecoa na aldeia: Medicina da UFRGS forma a primeira cotista indígena


Foto: Reprodução / facebook.com/jeanpaul.vanbelle.3

O governo peruano proíbe o contato com os Mascho Piro e mais tribos isoladas porque o sistema imunológico desses índios tem pouca resistência a doenças comuns. Alguns turistas não se intimidam e oferecem roupas e alimentos aos indígenas.  Apesar do impedimento, não há penalidade prevista em lei para quem se aproxima das comunidades isoladas.

O órgão que representa os povos indígenas do Peru, a FENAMAD, discorda da ideia do governo. Segundo a federação, a interação poderá trazer efeitos indesejáveis, como as ações que dizimaram tribos no passado. Autoridades afirmam, porém, que o contato não será forçado e que não haverá tentativa de mudança na cultura dos povos.


Foto: Reprodução / facebook.com/jeanpaul.vanbelle.3

O líder da ação proposta, Luis Felipe Torres, ressalta que os índios estão tentando um contato com o mundo.

- Não podemos mais fingir que eles não estão tentando fazer algum tipo de contato. Eles têm o direito disso.

As interações dos Mascho Piro nem sempre foram pacíficas. Em maio, um grupo da tribo matou outro índio da comunidade Machiguenga de Shipetiari. Em 2011, outro homem foi assassinado e um guarda florestal atacado com flechas.


Foto: Reprodução / facebook.com/jeanpaul.vanbelle.3

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias